Gigante do agronegócio anuncia cisão estratégica
A operação será realizada como spin-off tax free

O setor de agronegócio global passa por transformações estratégicas à medida que empresas buscam otimizar operações e maximizar valor para investidores. Movimentos como reestruturações societárias, separação de negócios e foco em áreas específicas têm se tornado cada vez mais comuns, refletindo a necessidade de maior eficiência e flexibilidade diante de mercados complexos e competitivos.
A Corteva Agriscience anunciou oficialmente a separação de suas operações em duas companhias listadas, consolidando um movimento estratégico esperado pelo mercado. Segundo Anderson Nacaxe, CEO da Oken.Finance, a decisão deve otimizar o foco operacional e desbloquear valor em diferentes frentes de investimento.
A nova estrutura prevê a criação da New Corteva, voltada à proteção de cultivos e inovação em químicos e biológicos, com receita projetada de US$ 7,8 bilhões em 2025, equivalente a 44% do total. A outra companhia, chamada SpinCo, concentrará esforços em sementes, genética avançada e biotecnologia, com receita estimada de US$ 9,9 bilhões, ou 56% do total. Chuck Magro, atual CEO da Corteva, assumirá a liderança da SpinCo, enquanto Greg Page será presidente do conselho da New Corteva. Os demais times de gestão e conselhos serão anunciados posteriormente.
O racional estratégico da cisão inclui maior flexibilidade na alocação de capital, estratégias de P&D diferenciadas entre genética e químicos/biológicos, e a possibilidade de atrair investidores distintos, focados em crescimento ou fluxo de caixa. A operação será realizada como spin-off tax free nos EUA e tem conclusão prevista para o segundo semestre de 2026.