CI

Silagem de milho alcança 91% de colheita

Colheita de milho silagem avança no Rio Grande do Sul



Foto: Canva

A colheita de milho silagem avançou nas últimas semanas no Rio Grande do Sul, alcançando 91% da área total cultivada, segundo o Boletim de Conjuntura Agropecuária divulgado nesta quinta-feira (30) pelos analistas do Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab). O levantamento aponta que 4% das lavouras estão no início da maturação fisiológica e 5% ainda se encontram na fase de enchimento de grãos.

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Bagé, na Campanha, a colheita evoluiu principalmente nas lavouras semeadas em dezembro, período considerado preferencial pelos produtores. Em Lavras do Sul, os trabalhos de ensilagem foram concluídos. Em Candiota, 70% da área foi colhida. Em Hulha Negra, restam 20% dos 600 hectares implantados. Em Aceguá, 65% dos 2.500 hectares cultivados já foram colhidos, com avanço significativo nas últimas duas semanas.

A produtividade média registrada tem sido de 40 toneladas por hectare de massa verde em áreas com manejo adequado. “A operação tem sido favorecida pelo clima seco, permitindo o uso de caminhões, o que aumenta a eficiência em relação ao transporte por reboques puxados por tratores em solos úmidos”, informaram os técnicos do Deral.

A colheita com máquinas autopropelidas atinge mais de 30 hectares por dia. O custo médio da operação foi estimado em R$ 1.450,00 por hectare para plataformas de seis metros e R$ 1.800,00 por hectare para plataformas de nove metros, incluindo os custos com caminhões e trator para compactação.

Os técnicos destacaram ainda a qualidade da silagem obtida. “A regulagem precisa das máquinas garante o processamento adequado dos grãos e o tamanho ideal das partículas, inclusive nas lavouras colhidas tardiamente. Isso contribui para reduzir as perdas fermentativas, que são comuns quando há atraso superior a três dias no enchimento dos silos”, explicaram.

Na região de Ijuí, a maioria das lavouras está no final da fase de enchimento de grãos, e o corte das áreas mais adiantadas já foi iniciado. Os técnicos também relataram casos de acamamento de plantas em decorrência do ataque da cigarrinha-do-milho.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.