Demanda aquecida mantêm preços do etanol firmes
Mercado de etanol em SP fecha parcial da safra com preços sustentados
Foto: Divulgação
Levantamentos do Cepea indicam que, entre abril e novembro de 2025, os Indicadores CEPEA/ESALQ mensais do etanol anidro e hidratado no estado de São Paulo ficaram, respectivamente, 4,53% e 5,07% acima dos observados no mesmo período da safra 2024/25, em termos reais, após deflacionamento pelo IGP-M.
Ao longo da temporada, a baixa disponibilidade contribuiu para uma postura mais firme dos vendedores, enquanto a procura seguiu elevada. O destaque ficou para o etanol anidro, cuja demanda foi impulsionada pelo aumento das vendas de gasolina C em todo o país.
No mercado paulista, os contratos de etanol anidro tiveram participação superior ao volume negociado no mercado spot. Dados do Cepea mostram que, na média de abril a novembro, apenas 9,55% do total vendido pelas usinas de São Paulo ocorreu no spot, percentual ligeiramente acima dos 9% registrados em 2024.
Adversidades climáticas ao longo do ciclo reduziram a produtividade agrícola e limitaram a oferta de etanol na temporada 2025/26 na região Centro-Sul. Relatórios da Unica apontaram queda no volume de cana-de-açúcar processado no acumulado do ciclo, além de piora na qualidade da matéria-prima, medida pelo ATR.
Com esse cenário, aumentou o número de usinas que encerraram as atividades mais cedo, o que pode prolongar o período de entressafra, tradicionalmente entre janeiro e março. Até a primeira quinzena de novembro, 120 unidades já haviam finalizado a moagem no Centro-Sul, frente a 70 usinas no mesmo momento da safra anterior.
No mercado externo, a participação brasileira foi mais limitada ao longo de 2025. Entre abril e novembro, os embarques de etanol somaram 1,07 bilhão de litros, queda de 11,8% em relação ao mesmo intervalo de 2024, segundo dados da Secex. A receita obtida no período totalizou US$ 567 milhões, recuo de 18%.
A parcial da safra 2025/26 confirma um mercado de etanol mais ajustado em São Paulo, com preços sustentados por oferta limitada e demanda consistente, especialmente do anidro. A antecipação do encerramento das usinas e a possível ampliação da entressafra reforçam a expectativa de menor disponibilidade no curto prazo, enquanto o desempenho mais fraco das exportações mantém o foco no mercado doméstico.