Manga, limão e mamão recuam no mercado mineiro
Clima influencia preços no mercado de frutas no estado

De acordo com levantamento divulgado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa), os preços das principais frutas comercializadas no entreposto de CeasaMinas Contagem apresentaram variações entre as semanas de 29 de setembro a 10 de outubro. O comportamento do mercado refletiu fatores como custos, concorrência, oferta e demanda, todos diretamente influenciados pelas condições climáticas.
A análise comparou os preços médios das frutas nas semanas de 29 de setembro a 3 de outubro e de 6 a 10 de outubro de 2025. Apenas coco, laranja e melancia registraram estabilidade. Já abacaxi, maçã e uva tiveram elevação nos preços. Segundo o levantamento, “o clima afeta diretamente a formação de preços e é, muitas vezes, a razão das oscilações no mercado”.
No caso da maçã, a redução da oferta nacional, decorrente da diminuição dos estoques, não gerou grandes alterações, pois a demanda permaneceu enfraquecida. A expectativa para as próximas semanas é de maior entrada de fruta importada, o que pode limitar avanços nas cotações.
O cenário para a uva foi de demanda aquecida, favorecida pelas temperaturas mais altas nas regiões consumidoras, além da menor oferta de outras regiões produtoras e da abertura da janela de exportação. Esses fatores contribuíram para a manutenção dos preços ao longo do mês.
Por outro lado, banana, limão, mamão e manga apresentaram retração nos valores. A banana prata, em especial, teve queda de preço devido ao leve aumento no volume colhido. De acordo com a Seapa, “as cotações da banana prata devem seguir pressionadas pelo maior volume da variedade nas próximas semanas”.