CI

Preço do bezerro de ano registra queda de 21,48%

Relação de troca entre boi/bezerro atinge maior valor em uma década


Foto: Pixabay

O preço do bezerro de ano apresentou uma queda de 21,48% no primeiro trimestre de 2024 em comparação com o mesmo período de 2023, enquanto a relação de troca (RT) entre boi/bezerro alcançou o maior valor em 10 anos para um primeiro trimestre, de acordo com dados fornecidos pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Durante o primeiro trimestre de 2024, os preços da reposição e do boi gordo diminuíram, influenciados pelo ritmo acelerado nos abates de matrizes, resultando em uma queda de 15,22% no preço da arroba do boi gordo em comparação com o mesmo período de 2023. Nesse mesmo contexto, o preço do bezerro de ano também sofreu uma desvalorização de 21,48% no mesmo comparativo. Assim, a relação de troca entre o boi gordo de 18@ e o bezerro de ano foi de 2,10 cab/cab no primeiro trimestre de 2024, representando um aumento de 7,88% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Essa foi a melhor relação de troca para um primeiro trimestre nos últimos 10 anos, o que favoreceu a retenção de bovinos para engorda, ampliando a margem de cria. Para o segundo trimestre, é esperado que os preços de reposição sofram uma redução sazonal devido ao ajuste na taxa de lotação nos pastos. No entanto, se o volume de chuvas persistir este ano, essa situação pode se alterar, mantendo as pastagens com bom aproveitamento nos próximos meses.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.