Mato Grosso bate recorde nas exportações de carne
Chile ultrapassa EUA nas compras de carne de MT

Segundo a análise semanal do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), divulgada na segunda-feira (13), mesmo com a redução nas exportações dos Estados Unidos, Mato Grosso registrou recorde no volume exportado.
O estado embarcou 98,98 mil toneladas em equivalente carcaça em setembro de 2025, de acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex). “Esse foi o maior volume já exportado por Mato Grosso, representando aumento de 10,37% em relação a agosto de 2025”, informou a análise. Em comparação ao mesmo período de 2024, o crescimento foi de 48,07%.
Outro ponto destacado foi a participação do Chile, que ultrapassou os Estados Unidos na participação das exportações totais e respondeu por 4,66% de toda a carne bovina exportada por Mato Grosso em 2025.
O boletim também apontou que, mesmo com a menor demanda norte-americana, a expectativa é de manutenção no ritmo das exportações. Segundo a análise, “o fim do ano apresenta maior demanda internacional, o que reforça a perspectiva de novos recordes no volume exportado em 2025”.