Farsul e Fundação Pró-Sementes apresentam resultados do ECR Soja 24/25
Estudo mostra produtividade e importância da escolha da semente na soja RS

O Sistema Farsul e a Fundação Pró-Sementes divulgaram, nesta quarta-feira (30/07), os resultados do Ensaio de Cultivares em Rede (ECR) da safra de soja 2024/2025. Foram analisadas 35 variedades de sementes em nove regiões do estado. A pesquisa tem o patrocínio do Senar-RS e da Bayer, e tem como objetivo informar o produtor rural sobre as melhores escolhas de semente para a região em que atua.Elmar Konrad, 1º Vice-Presidente e Coordenador da Comissão de Grãos da Farsul falou sobre a importância do estudo. "Esse estudo sempre trouxe informações bastante importantes pro produtor, e mesmo com as quebras de safra que temos sofrido nos últimos anos, podemos ver a amplitude dos resultados e a importância da escolha correta de cultivar", declarou.
A produtividade média entre todas as regiões variou entre 5.748kg/ha (ECR Grupo I Vacaria) à 2.119kg/ha (ECR Grupo I Passo Fundo). A maior produtividade registrado foi de 7.049kg/ha, em Vacaria, o equivalente a 117 sacos por hectare. A grande variação nos resultados exemplifica a importância de o produtor rural escolher o grão correto na hora de plantar.
Eduardo Condorelli, superintendente do Senar-RS, destacou a dificuldade enfrentada para realizar a pesquisa, visto que, após um ano de enchente, a safra 24/25 foi atingida novamente por estiagens, o que impactou inclusive na viabilidade dos campos de estudo de algumas regiões. "É importante perceber que, mesmo com o desafio climático, tivemos regiões atingindo 100 sacos por hectare. Esse estudo nos permite interpretar que existem variedades que podem ter uma resistência maior à estiagem, um evento que parece mais frequente no estado", finalizou."É muito importante ter acesso a esse tipo de pesquisa, para que o produtor não precise depender só da boca a boca para tomar suas decisões" afirma Kassiana Kehl, coordenadora do projeto. "Mesmo tendo só nove pontos de pesquisa, conseguimos contemplar a maior parte das regiões produtoras, e com informação, a chance de errar é sempre menor", completou.Para o Diretor Técnico da Fundação Pró-Sementes, Alexandre Levien, estudos como esse são importantes exatamente em momentos de dificuldade como o que o estado enfrenta. "Nos últimos anos temos sido bastante desafiados, com até mesmo perdas de pontos de ensaio, mas a nossa pesquisa está ai para ajudar em momentos como esse."Os resultados de todos os Ensaios de Cultivares em Rede estão disponíveis para consulta no site da Fundação Pró-Sementes. Além disso, o Sistema Farsul distribui aos Sindicatos Rurais a publicação impressa dos resultados a cada safra.