CI

Contadores de Passos e região participam de Seminário sobre eSocial

Contadores de Passos e de outras dez cidades da região participaram na terça-feira (25) do Seminário eSocial e EFD-Reinf

Contadores de Passos e de outras dez cidades da região participaram na terça-feira (25) do Seminário eSocial e EFD-Reinf. O evento, realizado no auditório da AMEG (Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande), reuniu cerca de 90 contabilistas que foram capacitados por representantes da Caixa Econômica Federal, Leonardo Lacerda (foto acima), e da Receita Federal, unidade de Divinópolis, Antônio Amarildo Soares. O evento é uma realização do Senar Minas e parceiros Governo, Receita Federal, Caixa, Previdência Social, com apoio do Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais e Sindicato dos Contabilistas de Passos e Região (SINDCONT). O Seminário acontece nesta quarta-feira, dia 26, em Piumhi.

Esse evento integra as ações do Programa Cidadania Rural e tem como objetivo disseminar e orientar os usuários sobre o novo Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial). Segundo o analista em arrecadação do Senar Minas, Isaías de Souza Claudiano, por meio desse canal, os empregadores passarão a comunicar ao Governo, de forma unificada, 15 obrigações como Guia de Recolhimento do FGTS, RAIS, Livro de Registro de Empregados, Comunicação de Acidentes de Trabalho, entre outras. O gerente do escritório do Senar em Passos, Rodrigo de Castro Diniz, na abertura do evento, explanou sobre o trabalho e ações realizadas pela entidade.

O presidente do SINDCONT, Antônio Cardoso, destacou a importância do evento para os profissionais da região, bem como a parceria do Sindicato com o Senar para a viabilização do Seminário. “Nós entendemos que hoje é impossível administrar o seu próprio negócio sem acesso à informação e sem conhecimento das novas tecnologias. Assim, esse curso é fundamental para os escritórios de contabilidade, como para os empresários rurais. Essa capacitação facilitará a vida do contador, do empregador, do empregado à medida que as informações facilitarem o cadastro previdenciário, cadastro rural, entre outros. Atualmente, nós temos vários bancos de dados dispersos, o eSocial é uma plataforma que unirá vários bancos de dados em um único sistema, facilitando o acompanhamento e fiscalizações. No início o processo é complicado, exige adaptações, evoluções, mas é algo que veio para ficar e a tecnologia vai ajudar. Será muito útil para a sociedade como um todo”.

O representante da Receita Federal, Amarildo Soares, destacou que o eSocial e Reinf é praticamente uma revolução em todos os processos de tributação, pois evitará a repetição de informações e consequentemente menos erros. Para ele, esse processo simplificará a contabilização das informações. “Vai agilizar o processo de compensação das empresas, arrecadação em guia única, o que facilita os processos administrativos. No início o pessoal assusta, mas o trabalho será facilitado após a implantação”.

O EFD-Reinf (Escrituração Fiscal Digital) é um módulo recente do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), que completa o eSocial. Com esses dois sistemas, tudo o que se refere a contribuições previdenciárias, pagamentos e recebimentos de serviços, retenções de imposto de renda, entre outras informações, referente ao empregado e empregador, serão registradas nesses dois sistemas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.