CI

Chuvas perdem força, mas dez estados seguem em alerta

Quinta-feira tem temporais pontuais em dez estados


Foto: Divulgação

A desconfiguração da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) reduz gradualmente o volume de chuvas no Brasil, mas a quinta-feira (8) ainda será marcada por precipitações mais intensas em dez estados, que permanecem em alerta. As informações são do Meteored, que aponta a dissipação do sistema que atuava sobre o Brasil Central, com permanência de umidade suficiente para a formação de nuvens carregadas.

Segundo o Meteored, “com a desconfiguração da ZCAS, as chuvas diminuem no Brasil, gradualmente”, embora os resquícios do sistema ainda influenciem o tempo em diversas regiões. A atenção, de acordo com a plataforma meteorológica, se concentra em áreas do litoral Sul, do Centro-Oeste e do Sudeste, onde há risco de temporais ao longo do dia.

Na madrugada desta quinta-feira, uma extensa faixa de nebulosidade se estendeu do Sudeste, atingindo Rio de Janeiro e Espírito Santo, até a Região Norte, alcançando Amazonas e Roraima. Nesses locais, a previsão indicou chuvas de intensidade fraca a forte, com maior abrangência no Pará e no Amazonas.

Durante a manhã, o tempo permaneceu fechado em pontos do Centro-Oeste e do Norte, com ocorrência de chuvas leves e garoas, especialmente em Mato Grosso, Goiás, oeste do Amazonas e Rondônia. No Sudeste e no leste da Região Sul, houve variação de nuvens, com aberturas de sol ao longo do período.

À tarde, o Meteored prevê intensificação e maior abrangência das chuvas, atingindo dez estados. Em São Paulo, as precipitações mais fortes devem ocorrer do leste ao norte do estado, incluindo a capital paulista, que segue em alerta. No Triângulo Mineiro e no Sul de Minas, as chuvas intensas são esperadas de forma localizada.

No Sul do país, há previsão de chuvas com trovoadas no litoral de Santa Catarina e do Paraná, além do nordeste do Rio Grande do Sul, com potencial para transtornos. No Centro-Oeste, Mato Grosso do Sul deve ter tempo parcialmente nublado, com chuvas restritas ao extremo leste, enquanto Goiás pode registrar precipitações moderadas a fortes em grande parte do território. No Mato Grosso, a previsão indica chuvas generalizadas, com possibilidade de tempestades acompanhadas de raios.

No Norte do Brasil, as chuvas seguem distribuídas por grande parte da região, com maior intensidade em áreas do interior do Amazonas, Rondônia, Acre e Pará. De acordo com o Meteored, os maiores volumes acumulados do dia devem ocorrer na Região Norte, superando os 80 milímetros na divisa entre Rondônia e Acre. Nas demais áreas do centro-norte, os acumulados não devem ultrapassar 50 milímetros, enquanto no Sudeste a previsão aponta volumes inferiores a 30 milímetros.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7