CI

Safra global de algodão cresce, mas estoques caem e consumo sobe

Esse crescimento, no entanto, é superado pela previsão de consumo global


Foto: Pixabay

A nova estimativa do USDA para a safra de algodão 2025/26 aponta aumento de 0,90% na produção mundial de pluma, que deve atingir 25,62 milhões de toneladas. O destaque é a China, cuja projeção subiu 3,17%, totalizando 7,08 milhões de toneladas.

Esse crescimento, no entanto, é superado pela previsão de consumo global, que aumentou 0,72% em relação ao mês anterior e está projetado em 25,87 milhões de toneladas. Como resultado, os estoques finais devem cair 1,04%, somando 15,93 milhões de toneladas.

Mesmo com esse quadro potencialmente altista, os preços internacionais não reagiram de forma significativa. O motivo, segundo o IMEA, é que os dados vieram dentro das expectativas do mercado, já precificados nos contratos futuros.

A relação entre consumo e produção volta a ficar no radar dos analistas. O indicador de estoque global em relação ao consumo recuou de 65,46% para 61,55% em setembro, o menor patamar desde o início da série 2024/25.

Especialistas monitoram com atenção o desenrolar da colheita nos Estados Unidos, iniciada com 9% da área colhida até 14 de setembro. O Texas lidera os trabalhos, com 21% da área finalizada, e 52% das lavouras foram classificadas como boas ou excelentes.

Com lavouras promissoras nos EUA e consumo aquecido, o cenário internacional pode gerar novas movimentações nos preços no curto e médio prazo, principalmente se houver ajustes inesperados nas próximas estimativas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.