CI

Brasil fecha acordo para exportar castanha à Turquia

Agronegócio brasileiro alcança 535 aberturas de mercado desde o início de 2023


Foto: Pixabay

O governo brasileiro concluiu negociações com as autoridades da Turquia que autorizam a exportação de castanha-do-Brasil, com e sem casca, para aquele mercado. A medida amplia o acesso do produto brasileiro ao comércio internacional e passa a integrar o fluxo de exportações para o país.

Reconhecida pelo valor nutricional, a castanha-do-Brasil é extraída por comunidades tradicionais, em sistema de uso sustentável. Segundo o comunicado oficial, a abertura do mercado turco para o produto “promoverá geração de renda e desenvolvimento regional, contribuindo para a conservação da floresta em pé”.

Em 2025, a Turquia importou mais de US$ 3,2 bilhões em produtos agropecuários do Brasil, com destaque para itens do complexo soja, café, fibras e produtos têxteis. Com a autorização para a castanha-do-Brasil, o agronegócio brasileiro alcança 535 aberturas de mercado desde o início de 2023.

O resultado decorre da atuação conjunta do Ministério da Agricultura e Pecuária e do Ministério das Relações Exteriores, responsáveis pela condução das tratativas com o governo turco.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7