Exposições Ouro definem calendário nacional do Nelore
A programação foi estruturada com foco em maior consistência técnica
A programação foi estruturada com foco em maior consistência técnica - Foto: Divulgação
Estão definidas as Exposições Ouro que integram a edição 2025/2026 dos Rankings Nacionais da raça Nelore. As etapas são obrigatórias para os expositores que disputam as classificações nacionais e acontecerão entre fevereiro e outubro de 2026, em seis estados, reunindo criadores e animais dos rankings Nelore, Nelore Mocho e Nelore Pelagens.
O calendário do Ranking Nacional Nelore prevê uma etapa em abril, em Londrina, com alternativa em março, em Avaré, caso haja impedimento. As demais exposições estão programadas para julho, em Rio Verde, agosto, em Vila Velha, e outubro, em São José do Rio Preto. No Ranking Nacional Nelore Mocho, a primeira etapa ocorre em fevereiro, durante a Expoinel Minas, em Uberaba, seguida por eventos em julho, em Rio Verde, agosto, em Vila Velha, e outubro, em São José do Rio Preto. Já o Ranking Nacional Nelore Pelagens também começa em fevereiro, na Expoinel Minas, passa por Dourados em maio, segue para Rio Verde em julho e se encerra em São José do Rio Preto em outubro.
A programação foi estruturada com foco em maior consistência técnica e representatividade dos rankings, reforçando o papel das exposições Ouro no processo de avaliação genética. Os julgamentos serão conduzidos por comissões julgadoras tríplices indicadas pela diretoria da entidade promotora.
“Esse desempenho cria uma base sólida para o próximo ciclo e amplia a responsabilidade técnica dos rankings. A edição 2025/2026 tende a ser ainda mais competitiva e criteriosa, com maior profundidade de avaliação e participação qualificada dos criadores. Os rankings nacionais refletem não apenas resultados de pista, mas um processo contínuo de evolução genética, planejamento e consistência produtiva que vem sendo construído ao longo dos anos”, complementa Fernando Barros, diretor técnico da ACNB.