Brasil amplia exportações ao Líbano e à Tanzânia
Agro soma 486 aberturas de mercado desde 2023
Foto: Pixabay
O governo brasileiro concluiu negociações sanitárias com Líbano e Tanzânia que permitirão ampliar as exportações do agronegócio nacional. Segundo comunicado oficial, “as autoridades sanitárias do Líbano autorizaram o Brasil a exportar bovinos e bubalinos vivos para reprodução”.
Em 2024, o país árabe importou mais de USD 195 milhões em gado vivo. A nova abertura reforça a posição comercial brasileira, que exportou “cerca de USD 432 milhões em produtos agropecuários para o Líbano”, com destaque para carnes, complexo sucroalcooleiro e café.
A Tanzânia também formalizou novas autorizações sanitárias. De acordo com o governo, o país permitirá a entrada de “produtos cárneos e termoprocessados de aves, bovinos, ovinos, caprinos e suínos”, além de material genético avícola — “ovos férteis e pintos de um dia” — e material genético bovino, como “embriões in vivo e in vitro”, além de bovinos vivos para reprodução. Com população de 68 milhões de habitantes, a Tanzânia é vista como mercado emergente. Em 2024, importou cerca de USD 31 milhões em produtos agropecuários brasileiros, com predominância do setor sucroalcooleiro.
Com os dois anúncios, o Brasil soma 486 aberturas de mercado para o agronegócio desde o início de 2023.