CI

Exportações de café solúvel caem, mas receita bate recorde

ABICS aponta impacto do tarifaço dos EUA


Foto: Divulgação

As exportações brasileiras de café solúvel somaram 85,082 mil toneladas em 2025, o equivalente a 3,688 milhões de sacas de 60 quilos, o que representou queda de 10,6% em relação ao volume embarcado em 2024, quando foram exportadas 95,221 mil toneladas, ou 4,127 milhões de sacas. Os dados constam no Relatório do Café Solúvel do Brasil 2025, elaborado pela Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (ABICS).

Apesar da retração no volume, a receita cambial das exportações atingiu um recorde de US$ 1,099 bilhão, crescimento de 14,4% na comparação anual. Segundo o diretor executivo da ABICS, Aguinaldo Lima, “atribui-se esse aumento no valor, apesar da queda no volume, à valorização da cotação da matéria prima, tanto dos cafés arábicas, quanto dos canéforas (conilon e robusta), o que elevou o preço do solúvel no mercado”.

De acordo com a entidade, a introdução da tarifa de 50% sobre o café solúvel brasileiro importado pelos Estados Unidos teve impacto direto sobre os embarques ao país, que recuaram 28,2% em relação a 2024. Lima destaca que “no período da aplicação dessa tarifação de 50%, entre agosto e dezembro, a redução foi ainda mais drástica: 40% ante o mesmo período do ano anterior”, evidenciando, segundo ele, o efeito imediato da barreira comercial sobre a competitividade do produto brasileiro.

Ainda conforme o diretor executivo da ABICS, a tarifa permanece em vigor e encarece o café solúvel nacional de forma significativa, levando importadores norte-americanos a buscar fornecedores em países com tarifas menores. “Isso resulta na perda de participação de mercado para o Brasil e na necessidade urgente de reavaliar estratégias de diversificação de mercados”, afirma Lima.

Mesmo diante do tarifaço, os Estados Unidos seguiram como o principal destino do café solúvel brasileiro em 2025, com a importação de 558.740 sacas, volume 28,2% inferior ao registrado no ano anterior. Na sequência, a Argentina ocupou o segundo lugar, com 291.919 sacas, crescimento de 40,2%, enquanto a Rússia ficou na terceira posição, com 278.050 sacas, alta de 9,8% na comparação anual.

Entre outros destinos relevantes em 2025, a ABICS destaca Indonésia, México, Vietnã e Colômbia, que ampliou as compras em 178,2%, alcançando 130.029 sacas. Segundo Lima, “o destaque a esses países se dá porque são grandes e tradicionais produtores de café solúvel”.

Para o diretor executivo da ABICS, a queda nas exportações ao principal mercado do produto brasileiro reforça a necessidade de redirecionamento para outros destinos, embora o cenário seja desafiador. Ele avalia que o tarifaço imposto pelos Estados Unidos expõe a vulnerabilidade do setor à concentração de mercados e a medidas protecionistas.

Em contraste com o desempenho externo, o consumo interno de café solúvel atingiu novo recorde em 2025, com 27,008 mil toneladas, equivalentes a 1,170 milhão de sacas, crescimento de 9,5% em relação a 2024. O resultado evidencia, segundo a ABICS, a força do mercado doméstico frente às dificuldades no comércio internacional.

A entidade avalia que o desempenho do setor em 2025 revela um cenário de contraste entre a expansão do consumo interno e os desafios nas exportações. Para a ABICS, a busca por novos mercados e o avanço de negociações comerciais tornam-se estratégicos, com destaque para a União Europeia, que apresenta potencial de crescimento diante das perspectivas de redução tarifária associadas ao acordo Mercosul-União Europeia.

Além da diversificação de destinos, a associação aponta a necessidade de fortalecer a competitividade do produto brasileiro e avançar em uma agenda mais ativa de acordos comerciais. Outro desafio citado para 2026 é a busca por soluções junto aos Poderes Executivo e Legislativo para mitigar os impactos da perda do crédito presumido decorrente da Reforma Tributária, considerada fundamental para a sustentabilidade e o crescimento do setor.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7