Brasil inicia exportação de carne à Guatemala
Brasil amplia mercado para carne bovina
Foto: Pixbay
As autoridades sanitárias da Guatemala concluíram a avaliação técnica e habilitaram os seis primeiros estabelecimentos brasileiros a exportar carne bovina e produtos cárneos ao país, após auditoria realizada em território nacional.
A medida consolida a abertura do mercado guatemalteco para a carne bovina brasileira, anunciada em dezembro de 2025, e permite o início das exportações. Segundo o governo brasileiro, a decisão amplia as oportunidades para o setor produtivo na América Central.
De acordo com as informações oficiais, o resultado reforça a credibilidade sanitária do Brasil no cenário internacional. “O resultado reforça a credibilidade sanitária do Brasil no cenário internacional e evidencia a capacidade do país de atender aos requisitos técnicos e sanitários exigidos por seus parceiros comerciais”, destaca o comunicado.
Com população de 18 milhões de habitantes, a Guatemala importou mais de US$ 222 milhões em produtos agropecuários brasileiros em 2025, indicando a relevância da relação comercial e o potencial de ampliação das exportações.
Para o Brasil, a habilitação representa avanço na presença da carne bovina nacional na América Central e integra a estratégia de diversificação de mercados do agronegócio.
O Ministério da Agricultura e Pecuária informou que seguirá atuando para ampliar o número de estabelecimentos habilitados e abrir novas oportunidades para os produtos brasileiros no exterior.