CI

Não valeu a pena guardar soja, aponta consultoria

Demanda chinesa continua firme e direcionada ao Brasil


Demanda chinesa continua firme e direcionada ao Brasil Demanda chinesa continua firme e direcionada ao Brasil - Foto: Pixabay

Os preços da soja seguem em trajetória de recuperação, mas o movimento recente não compensou o custo de carregamento para quem manteve o grão armazenado desde a colheita. A análise da TF Agroeconômica indica que, diante das referências de novembro, ofertas inferiores mostram que não valeu a pena guardar soja, mesmo com as altas observadas tanto em Chicago quanto no mercado interno brasileiro.

A consultoria destaca que a demanda chinesa continua firme e direcionada ao Brasil, condição reforçada por compras expressivas realizadas após o acordo comercial entre Estados Unidos e China. Esse fluxo manteve sustentação aos preços, impulsionados também pela procura doméstica por farelo para o setor de carnes e por óleo destinado à mistura B15. No mês, o avanço foi de 0,74% no mercado interno.

O relatório mais recente do USDA contribuiu para o clima de sustentação ao reduzir a estimativa de produção americana e ajustar estoques finais para baixo. Mesmo assim, o mercado internacional enfrentou pressão após a divulgação de vendas menores do que as esperadas pelos Estados Unidos para a China. Os embarques confirmados ficaram abaixo da necessidade para cumprir a meta de exportação, que também foi revisada para baixo pelo órgão, alcançando o menor nível desde a safra 2012/2013.

Além de volumes tímidos para o mercado chinês, as negociações destinadas a outros compradores, embora relevantes, não foram suficientes para equilibrar o cenário. A expectativa agora recai sobre uma possível retomada mais consistente da demanda, condição necessária para sustentar os ganhos recentes.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7