Semeadura da soja inicia com ritmo superior à média histórica
As primeiras áreas plantadas se concentram principalmente em regiões irrigadas

O plantio da soja em Mato Grosso para a safra 2025/26 teve início com ritmo acima da média histórica. De acordo com informações divulgadas pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), até 19 de setembro, 0,55% dos 13,01 milhões de hectares estimados haviam sido semeados — avanço de 0,28 ponto percentual (p.p.) frente ao mesmo período da safra anterior e 0,07 p.p. acima da média dos últimos cinco anos.
As primeiras áreas plantadas se concentram principalmente em regiões irrigadas, conforme apontado pelo boletim. A ocorrência de chuvas pontuais em alguns municípios também permitiu a entrada das semeadoras em áreas de sequeiro. No entanto, a maior parte dos produtores ainda aguarda a regularização do regime de chuvas para intensificar os trabalhos a campo.
A expectativa é que o ritmo da semeadura aumente em outubro, período historicamente mais intenso para o plantio. O NOAA (Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos) prevê acumulados de 15 a 25 mm em grande parte do estado nos próximos sete dias, o que pode favorecer a evolução dos trabalhos.
A safra 2025/26 está sendo iniciada em meio a um cenário de incertezas, sobretudo quanto ao volume de investimentos por parte dos produtores e às condições climáticas, que serão determinantes para o desempenho das lavouras ao longo do ciclo.
Com área estimada de 13,01 milhões de hectares e produtividade projetada em 60,45 sacas por hectare, a produção de soja no estado poderá alcançar 47,18 milhões de toneladas, conforme os números mais recentes do Imea.