CI

Boa disponibilidade hídrica acelera plantio na Argentina

O plantio de girassol também apresenta avanço


O plantio de girassol também apresenta avanço O plantio de girassol também apresenta avanço - Foto: United Soybean Board

A recente boa disponibilidade de água no solo tem impulsionado a aceleração do plantio de milho no país, segundo dados da Bolsa de Cereales de Buenos Aires (BCBA). Nos últimos dias, os produtores intensificaram as semeaduras de milho para grão, antecipando-se à chegada de um novo frente de tempestades. Até o momento, estima-se que 6,2% das 7,8 milhões de hectares projetadas para a safra 2025/26 já foram plantados. Em Córdoba, a semeadura precoce pode representar até 25% dos plantios, acima dos 15% registrados na campanha anterior. Na região núcleo, a umidade favorável faz com que a semeadura inicial supere 80% do total da área.

O plantio de girassol também apresenta avanço, com 25,6% da área projetada já semeada, refletindo aceleração frente à média das últimas cinco campanhas. As atividades concentraram-se no centro-leste do país, enquanto em Santa Fé a prioridade foi o milho. No norte, as plantações têm respondido bem às chuvas recentes, favorecendo boas implantações.

O trigo, por sua vez, é beneficiado pelas precipitações no NEA, com 93% da área entre espigamento e enchimento de grão. No centro e sul, a elevada disponibilidade hídrica exige maior aplicação de fungicidas contra royas e manchas amarelas. Apesar de alguns casos de clorose e lavagem de nutrientes em áreas alagadas, 97,1% das lavouras seguem em condição de Normal a Excelente, e 54,6% já atingem estágios críticos, mantendo altas expectativas de produtividade.

Na cevada, 91% da área apresenta condição hídrica adequada a ótima, com 88% das lavouras em estado Normal/Bom. Cerca de 66% das plantações estão em pleno perfilhamento, enquanto 32% iniciaram alongamento do caule, principalmente na região central. Nos núcleos cevadeiros do sul, 82,5% da área apresenta condição Normal/Buena, e fungicidas começaram a ser aplicados após as últimas chuvas.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.