Mato Grosso: clima ainda preocupa produtores de soja
Semeadura da soja atinge 76% da área prevista em Mato Grosso
Foto: USDA
A semeadura da soja da safra 2025/26 em Mato Grosso alcançou 76,13% da área estimada, segundo análise semanal divulgada pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) nesta segunda-feira (3). O avanço foi de 16,08 pontos percentuais em relação à semana anterior.
Apesar do ritmo observado, o percentual atual permanece 3,43 pontos percentuais abaixo do registrado no mesmo período da safra anterior. O Imea apontou que, nesta temporada, “não houve uma concentração dos trabalhos de semeadura, como ocorreu em anos anteriores”, o que tem resultado em uma distribuição mais espaçada das áreas cultivadas.
Com base nos dados sobre ciclo e tecnologia, o Instituto projetou a curva de colheita e indicou que, até o final de janeiro, cerca de 23% da área deverá estar colhida. Segundo o levantamento, esse índice pode superar o desempenho registrado na safra passada e a média dos últimos cinco anos.
O Imea ressaltou ainda que o fator climático durante a colheita segue como uma variável incerta e que, “historicamente, tem sido um dos principais responsáveis por influenciar os trabalhos a campo, podendo atrasar a retirada da soja das lavouras e a entrada do produto no mercado”.