Carne bovina: MT alcança recorde antes do fim do ano
Exportação de carne cresce com novos mercados
Foto: Pixabay
Segundo a análise semanal do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), divulgada na segunda-feira (15), Mato Grosso já registra um recorde no volume de carne bovina exportada antes mesmo do encerramento de 2025. No acumulado de janeiro a novembro, o estado embarcou 867,72 mil toneladas equivalente carcaça (TEC), o que representa alta de 14,28% em relação ao consolidado de 2024.
De acordo com o Imea, o resultado é impulsionado pela diversificação dos envios para mercados recentemente abertos e pela forte demanda da China pela proteína bovina. No mesmo período, os abates em Mato Grosso somaram 6,85 milhões de cabeças, volume 0,27% superior ao registrado entre janeiro e novembro do ano passado.
Com a manutenção da demanda pela carne bovina, a expectativa é que o estado encerre 2025 com mais de 7 milhões de cabeças destinadas às indústrias, o que pode estabelecer um novo recorde. Ainda conforme o Instituto, as cotações da arroba do boi gordo apresentaram oscilações mais intensas ao longo do ano, com máximas de R$ 330,00/@ e mínimas de R$ 290,00/@, movimento associado à menor oferta de fêmeas para abate.