CI

Mercado da carne deve entrar em 2026 com oferta ajustada e preços estáveis

Preços firmes são previstos para 2026


Foto: Pixabay

Contratos futuros indicam arroba firme no primeiro semestre do próximo ano, impulsionada pela retenção de fêmeas e pela demanda internacional aquecida

O confinamento de bovinos segue em expansão no Brasil e tem refletido diretamente no aumento do volume de abates, especialmente em Goiás. É o que aponta o Censo de Confinamento 2025, realizado pela DSM-Firmenich que projeta para este ano um total de 8,53 milhões de cabeças confinadas, um crescimento de 7,1% em relação a 2024.

Segundo Marcelo Penha, médico veterinário e analista de mercado do Instituto para o Fortalecimento da Agropecuária de Goiás (Ifag), o levantamento mostra que a pecuária intensiva segue ganhando força. “A adoção de tecnologias nutricionais e de manejo tem permitido que os produtores otimizem recursos, engordem animais mais rápido e com melhor resultado econômico”, explicou.

Entre os principais estados produtores, Mato Grosso lidera, com 2,1 milhões de bovinos confinados, avanço de 23,5%. São Paulo aparece em segundo, com 1,34 milhão de animais, seguido de Goiás, que registrou 1,1 milhão: uma leve retração de 1,5% frente ao ano passado.

O volume de abates em Goiás cresceu. Entre janeiro e setembro foram 2,67 milhões de cabeças processadas, contra 2,6 milhões no mesmo período de 2024.

Preços futuros da arroba

Os preços dos contratos futuros reforçam esse cenário. As cotações para os principais vencimentos oscilam próximas a R$ 335,00/@, com leve estabilidade: “A estabilidade nos preços futuros indica que o mercado trabalha com expectativa de oferta mais enxuta no primeiro semestre do ano que vem”, afirmou Penha.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7