Safra de algodão perde área e produtividade
Clima e custos reduzem projeção do algodão
Foto: Canva
Segundo a análise semanal divulgada na segunda-feira (1) pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), o órgão apresentou a nova estimativa para a safra de algodão 2025/26 em Mato Grosso. O relatório informa que “a projeção de área de cultivo de algodão em Mato Grosso ficou em 1,43 milhão de hectares”, resultado que representa retração de 1,74% em relação ao mês anterior e de 7,28% na comparação anual.
O Instituto afirma que parte dessa redução ocorre devido aos “custos de produção mais elevados e os preços da pluma em queda”. Além disso, o documento aponta que a safra de soja foi afetada em algumas regiões pelo clima, o que “ainda pode influenciar no planejamento do algodão de segunda safra”.
Na avaliação da produtividade, o Imea explica que manteve a metodologia baseada na média ponderada das safras anteriores. A instituição destaca que o índice permanece em “290,74@/ha, 7,34% menor que o registrado na safra 2024/25”. O relatório também apresenta o impacto dessa revisão na estimativa final da produção. Com a redução da área, a projeção para o algodão em caroço ficou em “6,26 milhões de toneladas, queda de 14,46% em relação à safra 24/25”, das quais 2,58 milhões de toneladas correspondem à pluma.