CI

Propostas para Plano da Agricultura Familiar serão debatidas em Querência/MT

O município será o quinto a receber o evento


Com o intuito de discutir propostas para elaboração do Plano Estadual da Agricultura Familiar (PEAF), sociedade civil e poder público se reúnem nesta sexta-feira (17.03), a partir das 8h, na Câmara Municipal de Querência. O município será o quinto a receber o evento, que já passou por Várzea Grande, Juína, Sorriso e Guarantã do Norte.

A Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf-MT) é a entidade responsável pelo plano, e conta com a parceria do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS), Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) e Instituto Centro de Vida (ICV).

Os temas, discutidos por meio de grupos de trabalho, são: Regularização Fundiária e Ambiental, Produção Sustentável, Agregação de Valor e Comercialização, Assistência Técnica e Extensão Rural e Governança, Gestão e Territorialidade.

A Federação dos Trabalhadores da Agricultura de Mato Grosso, Sindicato de Trabalhadores Rurais de Rondonópolis, Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Consórcio Intermunicipal do Portal da Amazônia, Consórcio Intermunicipal do Alto Teles Pires, Câmara Municipal de Sorriso, Câmara Municipal de Juína, Câmara Municipal de Querência e Câmara Municipal de Cáceres apoiam os encontros regionais.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas antecipadamente por meio do formulário disponível no site da Seaf: www.seaf.mt.gov.br.   

Ao término de todos os encontros regionais, o CEDRS-MT, que é um conselho vinculado à Seaf, fará a seleção final das proposições consideradas prioritárias nos eventos para compor o Plano Estadual de Agricultura Familiar de Mato Grosso.

“A elaboração do PEAF é uma proposição inédita do Governo em dialogar com os agricultores familiares para nortear a aplicação de recursos públicos de forma orientada. O documento final será uma 'fotografia' da situação da agricultura familiar referente à regularização fundiária, produção comercialização, entre outros”, comentou o secretário de Estado de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários de Mato Grosso, Suelme Fernandes.

Os eventos serão realizados em municípios definidos estrategicamente para contemplar todas as regiões do Estado. O público-alvo é formado por pequenos produtores e instituições públicas e sociedade civil organizada, ligadas à agricultura familiar mato-grossense.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.