Estoque de milho sobe 41,8% e demanda recua
Produção de etanol aumenta consumo interno de milho
Foto: Canva
Segundo análise semanal divulgada na segunda-feira (1º) pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), “em dez/25, o Imea projetou a demanda de milho para a safra 24/25 em 53,72 milhões de toneladas”, o que representa uma queda de 0,46% em relação ao mês anterior. O instituto afirmou que a redução é resultado da “retração mensal de 1,37% nas projeções de exportações da atual temporada”, agora estimadas em 27,70 milhões de toneladas. O recuo está associado à expectativa de maior oferta global do grão, fator que tem pressionado os preços da paridade de exportação.
O levantamento aponta que, diante de um mercado interno mais valorizado, produtores têm priorizado as vendas dentro do estado. Nesse cenário, “o consumo interno do cereal em dez/25 ficou projetado em 17,72 milhões de toneladas”, com alta de 0,76% frente ao mês anterior e 8,62% acima do registrado na temporada passada. De acordo com o Imea, esse avanço ocorre principalmente pelo aumento no uso de milho para a produção de etanol, que “cresceu 13,09% em relação à safra anterior”.
Por fim, o instituto informou que o estoque final da safra 24/25 foi projetado em 2,23 milhões de toneladas, “apresentando um crescimento de 41,81% ante nov/25”.