Maior evento do Brasil sobre a cultura do feijão será em maio
A última edição do congresso foi realizada em 2021
Foto: Canva
O maior evento brasileiro de pesquisa da cultura de feijão já tem data marcada. Organizada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), com apoio da Embrapa Arroz e Feijão, a 14º edição do Congresso Nacional de Pesquisa do Feijão (Conafe) será realizada entre os dias 27 e 29 de maio, no auditório JK, na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves (CAMG), em Belo Horizonte.
O tema central desta edição será “Feijão - alimento que gera saúde”, abordando a importância do feijão como alimento básico e o impacto de suas características em uma alimentação saudável.
“Durante os três dias do evento, serão discutidos tópicos cruciais para o âmbito da pesquisa, como as tendências de mercado relacionadas à cultura e seus impactos no melhoramento genético, os efeitos do vazio sanitário — intervalo obrigatório de cultivo adotado para o controle da mosca-branca — e, consequentemente, das viroses transmitidas pelo inseto. Outro ponto abordado será como a pesquisa e a cadeia produtiva podem atuar diante da queda no consumo do feijão”, destacou Fábio Aurélio Martins, pesquisador da Epamig e um dos organizadores do evento.
A expectativa é de que o evento reúna cerca de 500 participantes, entre eles pesquisadores, estudantes e profissionais envolvidos na cadeia produtiva do feijão. Mais informações sobre a programação e formas de inscrição serão divulgadas em breve.
“O Conafe é um evento estratégico para a interação entre os grupos de pesquisa da cultura no Brasil. Por sua tradição, também atrai a atenção da cadeia produtiva, reunindo diferentes elos do setor, como empresas de insumos, consultores, cerealistas, entre outros”, acrescentou o pesquisador.
A última edição do congresso foi realizada em 2021, por meio de transmissão on-line em decorrência da pandemia da Covid-19.