CI

Argentina projeta aumento na área de milho

No cenário global, a campanha 2025/26 projeta aumento na produção



No cenário global, a campanha 2025/26 projeta aumento na produçãoNo cenário global, a campanha 2025/26 projeta aumento na produção No cenário global, a campanha 2025/26 projeta aumento na produçãoNo cenário global, a campanha 2025/26 projeta aumento na produção - Foto: Agrolink

A produção de milho na Argentina para o ciclo 2025/26 deve registrar uma recuperação expressiva em relação ao ano anterior. Segundo levantamento da Bolsa de Cereales de Buenos Aires (BCBA), a área destinada ao grão pode alcançar 7,8 milhões de hectares, impulsionada por melhores condições de umidade e maior conhecimento sobre o manejo da cigarrinha do milho (Dalbulus maidis).

O estudo da BCBA indica que, após um ano marcado por incertezas relacionadas à praga, os produtores estão mais confiantes e tendem a optar por sementes precoces para reduzir riscos, especialmente nas regiões que sofreram reduções significativas de área na safra passada. Além disso, a combinação de umidade favorável no solo e estratégias de manejo contribui para um cenário mais positivo.

No cenário global, a campanha 2025/26 projeta aumento na produção e no consumo de milho, impulsionados pela demanda para alimentação, etanol e indústria. Estados Unidos devem alcançar um recorde histórico, enquanto o Brasil se consolidaria com uma das maiores safras de sua história. Os estoques finais mundiais também devem subir, com destaque para a recuperação ucraniana, embora ainda sujeita às variações do conflito na região.

Localmente, os preços futuros apresentam ligeira valorização, enquanto os custos de insumos tendem a cair, melhorando a relação insumo-produto, embora a rentabilidade projetada permaneça ajustada. A previsão de crescimento de 9,6% na área plantada em relação ao ciclo anterior confirma a retomada da confiança do produtor argentino, colocando a safra como a segunda maior da série histórica da BCBA.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.