CI

Equipe mapeia o uso e cobertura das terras

Com apoio das geotecnologias, foram georreferenciados cerca de 1.600 pontos


Foto: Sérgio Tôsto/Embrapa

Uma equipe da Embrapa mapeou o uso e a cobertura das terras em propriedades agrícolas localizadas no município de Capanema, no estado do Pará. A área mapeada compreende 20 mil hectares e corresponde ao recorte territorial da bacia hidrográfica do rio Igarapé Açú em Capanema. Com apoio das geotecnologias, foram georreferenciados cerca de 1.600 pontos. O uso e cobertura destes pontos foram conferidos durante atividades de campo, realizadas entre 6 e 17 de novembro.

As ações fazem parte do projeto ASEAM. Os dados levantados serão utilizados para a quantificação e valoração dos serviços ecossistêmicos de água, carbono e solo de comunidades agrícolas do bioma Amazônia. No âmbito do projeto, já foram mapeados o uso e cobertura das terras de comunidades no Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rondônia e Acre.

Líder do projeto, o pesquisador Sérgio Tôsto coloca que os pontos foram registrados com auxílio de aplicativo instalado em um tablet e exportados para uso em Sistema de Informação Geográfica (SIG) em computador. As áreas homogêneas foram delimitadas e representadas por meio de arquivo digital vetorial na forma de polígonos. “Aos polígonos resultantes da delimitação foram atribuídos um tipo de uso e cobertura das terras com base nos pontos registrados localizados dentro do polígono”, explica.

O trabalho de campo foi realizado pelos pesquisadores Sérgio Tôsto e Carlos Quartaroli, da Embrapa Territorial, e pelo pesquisador Marco Antonio Ferreira Gomes, da Embrapa Meio Ambiente. As atividades contaram com a parceria do professor Antonio Kledson, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).

ASEAM

ASEAM faz parte do Projeto Integrado da Amazônia, coordenado pela Embrapa, iniciativa que recebe recursos do Fundo Amazônia.

A pesquisa prevê a quantificação e valoração dos serviços ecossistêmicos de carbono, solo e água em bacias hidrográficas em estados do bioma Amazônia. Também busca o fortalecimento de redes de pesquisa que trabalham com serviços ecossistêmicos visando à formulação de programas e projetos de pagamentos por serviços ambientais.

A capacitação de produtores, mulheres, jovens rurais e extensionistas sobre os conceitos de serviços ecossistêmicos é outro objetivo do projeto. A próxima e última etapa para o mapeamento de uso e cobertura das terras será realizada em bacias hidrográficas localizadas nos estados do Maranhão, nos municípios de Monções e Zé Doca.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.