CI

Potencial dos ativos ambientais no setor financeiro

A previsão é que nos próximos anos os ativos ambientais ganhem ainda mais importância


“Com o passar do tempo, os ativos ambientais evoluíram" “Com o passar do tempo, os ativos ambientais evoluíram" - Foto: Pixabay

Nos últimos anos, as discussões sobre sustentabilidade atingiram um novo patamar, impulsionando uma mudança fundamental no cenário corporativo. A responsabilidade ambiental deixou de ser vista apenas como idealismo, tornando-se um componente essencial nas estratégias de negócios. Essa nova perspectiva tem levado o setor financeiro a repensar seus modelos de investimento. Investidores estão cada vez mais reconhecendo o potencial lucrativo dos ativos ambientais, que promovem um equilíbrio entre crescimento econômico, proteção ambiental e bem-estar social.

Segundo Heloisa Baldin, CEO da Iwá, uma gestora de recursos focada em ativos ambientais, esses investimentos não só geram retornos financeiros sólidos, mas também impulsionam a inovação em tecnologias verdes, a conservação de recursos naturais e a adoção de práticas comerciais responsáveis, contribuindo para um futuro mais sustentável.

“Com o passar do tempo, os ativos ambientais evoluíram além de simplesmente mitigar riscos, tornando-se também identificadores de oportunidades. O setor financeiro já percebeu que a aquisição dessas qualificações não é só uma questão de escolha ética, mas também uma medida pragmática para proteger seus investimentos e garantir a sustentabilidade a longo prazo, pois estima-se que 30% de todos os ativos ESG até 2025, sejam ativos ambientais”. 

A previsão é que nos próximos anos os ativos ambientais ganhem ainda mais importância no cenário econômico global, impulsionados por tendências emergentes como a redução das emissões de carbono. Iniciativas como créditos e precificação de carbono estão se consolidando, incentivando a transição para uma economia de baixo carbono e oferecendo oportunidades de investimento.

Focando em diversas classes de ativos, incluindo créditos de carbono, combustíveis renováveis, reflorestamento, recuperação de solos, gestão de recursos hídricos e energia renovável, a IWÁ se destaca como um dos principais players desse mercado. Segundo Heloisa Baldin, CEO da IWÁ, ao mobilizar capital para projetos sustentáveis, a empresa visa gerar retornos financeiros para os investidores e promover uma mudança positiva rumo a um mundo mais verde e sustentável.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.