Safra de arroz inicia com ritmo desigual entre estados
Estimativa aponta retração na área de arroz

De acordo com dados do 1º Levantamento da Safra de Grãos 2025/26, divulgado nesta terça-feira (14) pela Companhia Nacional de Abastecimento, o ciclo da safra de arroz teve início de forma gradual, com destaque para as áreas de plantio no Paraná e em Santa Catarina, que já ultrapassam 50% do total previsto para essas regiões. No Rio Grande do Sul, maior produtor nacional, a semeadura alcança pouco mais de 10% e enfrenta dificuldades devido ao volume de chuvas, que impede a entrada de maquinário no campo.
Segundo o levantamento, “de uma forma geral, a semeadura terá avanço, em âmbito nacional, com a regularidade das chuvas, adequação da janela ideal de plantio e melhoria nas condições mercadológicas do cereal”. Nessas condições, o plantio ainda não começou nas principais áreas produtoras dos estados de Tocantins e Mato Grosso.
A estimativa atual indica uma redução da área de produção em relação à safra anterior, tanto no cultivo do arroz de sequeiro quanto no irrigado. A área estimada para o arroz irrigado é de 1.319,2 mil hectares, enquanto para o sequeiro, a previsão é de 345,5 mil hectares, número que ainda será confirmado ao longo do monitoramento da safra.