CI

Cerca de 5,2 mil toneladas de milho são comercializados via ProVB

A Conab comercializou 5,2 mil toneladas de milho em grãos no estado da Paraíba no âmbito do ProVB


Foto: Nadia Borges

Ao longo do ano de 2023, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) comercializou 5,2 mil toneladas de milho em grãos no estado da Paraíba no âmbito do Programa de Venda em Balcão (ProVB), atendendo 840 pequenos criadores de 115 municípios. A Companhia encerrou o ano com 1,4 mil toneladas em estoque, disponível para o atendimento nas Unidades Armazenadoras de Campina Grande, João Pessoa, Monteiro e Patos.

O ProVB tem por objetivo viabilizar o acesso dos criadores rurais de pequeno porte aos estoques de produtos agrícolas sob gestão da Companhia, por meio de vendas diretas, a preços compatíveis com os do mercado atacadista local.

Já em relação ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), a Conab adquiriu no ano de 2023, mais de 1.300 toneladas de alimentos de cooperativas e associações de agricultores e agricultoras familiares na Paraíba, na modalidade Compra com Doação Simultânea. Foram cerca de R$5,7 milhões, oriundos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). 

Os alimentos foram doados para entidades da rede socioassistencial, banco de alimentos, restaurantes populares e cozinhas comunitárias de vários municípios paraibanos.

Sociobiodiversidade – No âmbito da Política de Garantia dos Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio), a Companhia pagou R$792,8 mil de subvenção para 501 extrativistas do estado, que comprovaram a comercialização de 950,5 toneladas de mangaba e umbu.

Dentre as demais atividades realizadas ao longo do ano, destacam-se o apoio técnico a outros órgãos da administração pública na realização de compras de alimentos, o levantamento de safras e preços de produtos agropecuários e o cadastramento de armazéns.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.