Algodão: Brasil exporta 178,8 mil t de pluma em setembro
Mato Grosso tem menor participação desde 2019

Segundo a análise semanal do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), divulgada nesta segunda-feira (13), com base nos dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), o Brasil exportou 178,81 mil toneladas de pluma de algodão em setembro de 2025, volume 5,47% superior ao registrado no mesmo mês de 2024.
Na contramão do resultado nacional, Mato Grosso reduziu em 9,68% o volume de embarques na comparação com setembro de 2024, exportando 79,90 mil toneladas. A participação do estado no total nacional foi de 44,68%, o menor percentual desde agosto de 2019.
No acumulado da safra, de agosto a setembro de 2025, Mato Grosso exportou 120,29 mil toneladas, recuo de 21,05% em relação ao mesmo período do ano anterior. Segundo o Imea, a redução está relacionada ao atraso na colheita e, consequentemente, no beneficiamento no estado, o que limitou a oferta disponível para exportação.
O instituto projeta um novo recorde de exportações para a safra 2024/25. Com o avanço do beneficiamento, a expectativa é de que o ritmo dos embarques acelere até o fim do ano, período em que Mato Grosso tradicionalmente concentra a maior parte das exportações.