CI

Agricultores paraibanos preparam produção para fornecer ao PAA

O Programa de Aquisição de Alimentos faz parte da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.


As terras do antigo Engenho Oiteiro, no município de São Miguel de Itaipu (PB), onde se produzia cana-de-açúcar, foram transformadas em assentamento de agricultores que hoje cultivam hortaliças e garantem a manutenção familiar. O agricultor João Batista de Oliveira, que arrendou uma área com 2,5 hectares, com assessoramento técnico da Emater, plantou hortaliças e acertou a comercialização ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Na última semana, os extensionistas da Unidade Operativa da Emater de São Miguel de Itaipu, integrando a regional da Emater em Itabaiana, Aldo Herculano e Fábio Sousa, visitaram agricultores fornecedores do PAA para fazer um levantamento dos produtos. São quatro toneladas de alimentos que serão encaminhadas a famílias carentes, escolas e creches do município.

O agricultor João Batista, um dos assistidos pela Gestão Unificada, por meio da Emater, cultivou macaxeira, inhame, milho, fava e feijão macassar. Por meio da assistência técnica e extensão rural, foi promovida a qualificação dos agricultores, o mapeamento da produção local, além do planejamento da aquisição e doação da produção.

O Programa de Aquisição de Alimentos faz parte da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. O PAA tem duas funções: a garantia de comercialização da produção familiar e a segurança alimentar de grupos em situação de risco. Igualmente, fortalece as organizações sociais de agricultores familiares, incentivando a produção agroecológica e orgânica de alimentos.

Projetos produtivos

Na próxima quinta-feira (27), será assinado termo de cooperação técnica e dos projetos produtivos na linha Pronaf A, entre a Gestão Unificada Emepa/Interpa/Emater, a prefeitura municipal de São Miguel de Taipu, o Banco do Nordeste e a Associação do Assentamento Antonio Conselheiro. A solenidade acontecerá na sede da Associação do Assentamento.

O termo de cooperação vai permitir que os agricultores familiares possam ter acesso às linhas de créditos para desenvolvimento de suas atividades agrícolas. A Emater, que já está presente na comunidade com assessoramento técnico, continuará dando assistência aos agricultores familiares assentados.

Fonte: paraiba.pb.gov.br

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.