CI

Controle do greening e bioestimulação ganham destaque

O programa concentrou esforços no controle do greening


O programa concentrou esforços no controle do greening O programa concentrou esforços no controle do greening - Foto: Pixabay

Durante setembro, ocorreram encontros em cidades citrícolas de São Paulo, Paraná e Goiás para debater os principais desafios da citricultura, incluindo manejo de pragas e bioestimulação de pomares. A iniciativa do Grupo Eloos Citros, da Sipcam Nichino, reuniu produtores, consultores e pesquisadores, que apresentaram alternativas práticas para a safra 2024-25.

“Convidados abordaram o desempenho da citricultura em suas regiões de atuação na safra 2024-25. Apresentaram também alternativas para manejo eficaz dos pomares no ciclo atual, bastante desafiador”, resume Marcelo Palazim, engenheiro agrônomo, coordenador de marketing de especialidades da Sipcam Nichino.

O programa concentrou esforços no controle do greening, doença transmitida pelo psilídeo-dos-citros, utilizando inseticidas como Fujimite®, Fiera® e Trebon®, que se mostraram eficazes no manejo de adultos e ninfas, isoladamente ou combinados, garantindo a interrupção do ciclo da praga.

A bioestimulação também foi destaque, com plataformas pioneiras da Sipcam Nichino, incluindo Abyss®, Blackjak®, Nutex® Premium e Stilo® Verde. As soluções combinam micronutrientes e extratos de algas marinhas, favorecendo absorção de nutrientes, floração, crescimento e desenvolvimento de frutos mais saudáveis e robustos. Testes realizados mostraram que a bioestimulação aumenta a produtividade e oferece boa relação custo-benefício, consolidando-se como estratégia central para o manejo eficiente do citricultor.

“Apresentações da agenda Eloos Citros validaram estudos da Sipcam Nichino em torno dos benefícios da tecnologia da bioestimulação”, conta Palazim. “Soluções da plataforma da companhia combinam micronutrientes e extratos de algas marinhas na formulação. Interferem favoravelmente nos processos bioquímicos, em todo o ciclo da cultura. Otimizam a absorção de nutrientes pelas plantas, a floração, o crescimento e o desenvolvimento de frutos”, conclui.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.