Empresas brasileiras aceleram eletrificação de frotas
60% foram motivadas por metas de descarbonização e 47% pela inovação

Uma pesquisa recente mostra que 18% das empresas já utilizam veículos elétricos e outros 18% planejam adotá-los nos próximos três anos, indicando que quatro em cada dez companhias estão engajadas na eletrificação de frotas. A pesquisa foi realizada pela Edenred Ticket Log, marca da Edenred Brasil, líder em soluções de mobilidade na América Latina.
Entre as que já operam com veículos elétricos, 60% foram motivadas por metas de descarbonização e 47% pela inovação. Entre as que ainda não possuem, a sustentabilidade é a principal motivação para 69% delas. Segundo Bruno Barbosa, Diretor de Estratégia e Mobilidade Elétrica da Edenred Brasil, os dados reforçam o papel estratégico da sustentabilidade, destacando que a adoção de tecnologias mais limpas não apenas otimiza operações, mas também fortalece o compromisso das empresas com um futuro mais sustentável.
Dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico mostram que foram vendidas cerca de 100 mil unidades eletrificadas no Brasil no primeiro semestre de 2025, um crescimento de 195% em dois anos. A iniciativa Move for Good, da Edenred, tem apoiado mais de 33 mil clientes na transição para frotas de baixo carbono, com pilares de mensuração, compensação ambiental e conscientização. Em 2024, a Edenred ampliou sua atuação na mobilidade elétrica com a aquisição da Spirii, plataforma dinamarquesa de gerenciamento de carregamento de veículos elétricos, oferecendo soluções completas e integradas para frotas corporativas.
Presente no Brasil há mais de 30 anos, a Edenred Mobilidade conecta mais de 35 mil empresas e gerencia uma frota de 1 milhão de veículos, atuando com eficiência e sustentabilidade. Além disso, disponibiliza índices como o IPTL e o IFR, que acompanham preços de combustíveis e fretes, reforçando sua posição como líder em soluções de mobilidade na América Latina.