CI

Governo do RS alerta para risco de tornados e alagamentos

Governo alerta para ventos e granizo no fim de semana


Foto: Freepik

Entre a madrugada de sexta-feira (7) e o sábado (8), o aprofundamento de um sistema de baixa pressão e a formação de um ciclone extratropical no oceano devem provocar tempestades severas em diversas regiões do Rio Grande do Sul. Segundo informações do governo estadual, os efeitos serão sentidos no Oeste, nas Missões, no Noroeste, no Centro e no Norte do estado, com previsão de chuvas intensas, rajadas de vento superiores a 100 km/h, granizo de grande porte e descargas elétricas.

O governo alertou para a possibilidade de formação de uma linha de instabilidade com potencial para ventos severos e até tornados, especialmente nas regiões Noroeste e Norte, durante a tarde de sexta-feira. “Os acumulados de chuva podem variar entre 60 e 100 milímetros por dia, ultrapassando 150 milímetros nas Missões, no Noroeste e no Norte”, informou o boletim. As precipitações devem ocorrer entre a madrugada e o início da tarde, enquanto nas demais regiões os volumes podem variar entre 10 e 50 milímetros diários.

As rajadas de vento devem alcançar entre 50 e 85 km/h em boa parte do estado, podendo superar os 100 km/h entre o Litoral Médio e o Litoral Norte. Na madrugada e manhã de sábado, a atuação do ciclone sobre o oceano manterá chuvas moderadas a fortes em áreas da Costa Doce, Litoral Norte, Litoral Médio e Região Metropolitana de Porto Alegre, com acumulados entre 30 e 75 milímetros diários. O tempo tende a se estabilizar gradualmente no restante do território ao longo do dia.

A previsão indica que, no domingo (9), a chegada de uma área de alta pressão deve favorecer o retorno do tempo estável, com sol e variação de nebulosidade em todo o estado. São esperados acumulados de 80 a 120 milímetros nas regiões Oeste, Centro, Nordeste e Serra, podendo ultrapassar 150 milímetros nas Missões, no Noroeste e no Norte. No restante do território, os volumes devem ficar entre 30 e 80 milímetros.

A condição hidrológica atual aponta níveis dentro da normalidade na maior parte das bacias do estado, com tendência de estabilidade e declínio. No entanto, o governo destacou a necessidade de atenção em função das chuvas intensas previstas. “Há condição de Atenção e Alerta para os municípios sinalizados em amarelo e laranja no mapa hidrológico”, informou a nota oficial.

O comunicado alerta ainda para risco de cheias rápidas em arroios e pequenos rios, além de enxurradas em áreas de relevo acentuado e alagamentos em zonas urbanas. Segundo o governo, as bacias com resposta mais rápida, como as do Caí e do Sinos, podem registrar elevação significativa. “Há risco de inundação nos rios Caí, em São Sebastião do Caí e Montenegro, e Paranhana, em Três Coroas e Igrejinha”, apontou a previsão.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7