Mercado de algodão em queda diante de incertezas
Comércio internacional pressiona cotação do algodão

Segundo a análise semanal divulgada nesta segunda-feira (29) pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), não há fatores que indiquem valorização e os preços da pluma de algodão seguem em queda.
Na última semana, o contrato corrente da pluma na bolsa de Nova York, com vencimento em outubro de 2025, fechou com média de ¢US$ 64,12 por libra-peso, recuo de 2,18% em relação à média da semana anterior. Na comparação com o mesmo período de setembro de 2024, a retração chega a 12,44%.
De acordo com o Imea, a queda é consequência das incertezas no comércio internacional, influenciadas pelas disputas tarifárias envolvendo os Estados Unidos. Além disso, a expectativa de uma produção global elevada tem limitado a recuperação das cotações.
No Mato Grosso, é comum que os preços apresentem retração neste período em função da entrada da nova oferta de pluma. Ainda assim, a média de R$ 113,63 por arroba registrada na última semana representa queda de 10,10% em relação ao mesmo período do ano passado, refletindo o impacto do excedente do produto na formação dos preços.
Por fim, o instituto destacou que o atual cenário, somado à expectativa de maiores custos para a safra 2025/2026, tende a influenciar negativamente a intenção de plantio para o próximo ciclo, previsto para começar em dezembro de 2025.