Exportações baixas reduzem transporte de grãos no Piauí
Fretes caem 9,43% em dezembro no Piauí
Foto: Divulgação
O mercado de fretes no Piauí manteve retração significativa em dezembro, segundo informações do Boletim Logístico | Ano IX – janeiro/2026, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) nesta segunda-feira (26). De acordo com o levantamento, a demanda por transporte caiu em relação aos meses anteriores, reflexo da redução no escoamento de milho e soja, o que limitou a procura por caminhões e pressionou os preços para baixo.
Na média das principais rotas de escoamento do estado, os preços dos fretes registraram queda de 9,43% em comparação com novembro, com redução observada em todas as rotas analisadas. O boletim aponta que, nesse contexto, “a movimentação da soja registrou uma queda acentuada durante dezembro”, impactando diretamente o volume de cargas transportadas.
As exportações de soja destinadas ao mercado externo totalizaram 6.945 toneladas em dezembro, volume 95% inferior ao registrado em novembro. No caso do milho, foram exportadas 20.590 toneladas, quantidade 4,9% superior à do mês anterior, mas ainda considerada baixa. Segundo a Conab, esse cenário “gerou pouca demanda por caminhões” no período.
Outro fator que influenciou a formação dos preços dos fretes foi o comportamento do combustível. Conforme o boletim, “os preços permaneceram estáveis em relação a novembro” na principal região de movimentação de cargas do agronegócio no estado, contribuindo para o cenário de retração observado no mercado de transporte.