Bahia em alerta por chuvas volumosas e riscos de alagamentos
Bahia e parte do Nordeste sob alerta por chuvas intensas
Foto: Pixabay
A frente fria que alcançou a Região Nordeste do Brasil vem causando chuvas volumosas. Até o final da sexta-feira (21) os acumulados estão previstos ultrapassar 100 mm em várias cidades, incluindo Salvador (BA).
Como alertado pela Meteored, a Região Nordeste do Brasil vem sendo impactada por uma frente fria. O sistema ingressou no Sul do país no último domingo (16), e cruzou quatro regiões do país ao longo dos últimos dias causando diversos transtornos.
As chuvas têm sido intensas na região desde de quarta-feira (19), segundo dados da estação meteorológica do CEMADEN. Várias cidades já ultrapassam os 80 mm, incluindo localidades na Bahia, Maranhão, Piauí e Tocantins.
Neste contexto, Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta de perigo para chuvas intensas sobre a região:
Esse cenário eleva o risco de alagamentos, queda de árvores e interrupções no fornecimento de energia, além de descargas elétricas. A faixa afetada abrange áreas do Centro-Sul da Bahia, Vale do São Francisco, Nordeste Baiano, Sudeste Piauiense, Sertão Pernambucano, Leste Sergipano, entre outras sub-regiões.
A Região Norte também está sob alerta de Perigo para chuva volumosa e inspira atenção. Porém, o modelo ECMWF, de confiança da Metoerd, aponta que o maior risco está sobre o Nordeste.
O índice de previsão extrema (EFI) do modelo ECMWF é uma ferramenta para destacar o quão incomum é uma previsão diária em relação ao que normalmente o modelo prevê em determinada região. Ele ressalta situações de incomuns (entre 0,5 e 0,8) e extremas (entre 0,8 e 1).
O EFI para a precipitação está disparado sobre a Região Nordeste. Isso indica que provavelmente um evento extremo de chuvas vai ocorrer.
Nesta época, a chuva diária normal a região nordeste do Brasil é de, no máximo, 50 mm - de acordo com a climatologia do modelo. Neste caso, os acumulados previstos até o final de sexta-feira (21) podem ultrapassar os 150 mm em algumas áreas e se aproximar de 100 mm em várias cidades.
As tempestades diminuem ao longo da madrugada e amanhecer de sexta-feira (21), mas devem voltar ocorrer - de forma menos intensa - ao longo da tarde. Apesar disso, as chuvas devem continuar intensas ao longo do dia sobre a região.
Até o final da sexta-feira (21), a área mais afetada deve ser a Bahia, e algumas cidades podem ter acumulados de chuva que ultrapassam os 150 mm. Diversas cidades na Bahia - incluindo a capital Salvador e a Região Metropolitana - e Piauí podem ter acumulados que se aproximam ou ultrapassam 100 mm.
A região já enfrenta acumulados expressivos nos últimos dias, e a chuva prevista para o fim da semana deve se somar a esse excesso, agravando a situação nas áreas mais vulneráveis. Além disso, a tendência indica que o tempo instável deve persistir, mantendo o risco elevado nos próximos dias.