Clima favorece plantio de milho no início da safra
É esperado um aumento de 6,1% na área cultivada de milho

O plantio da primeira safra 2025/26 de milho atingiu 29,1% da área estimada de cultivo no início de outubro, segundo dados do 1º Levantamento da Safra de Grãos 2025/26 da Companhia Nacional de Abastecimento, divulgado nesta terça-feira (14). O índice é superior ao registrado no mesmo período da safra anterior e também acima da média dos últimos cinco anos.
O avanço da semeadura ocorre principalmente na Região Sul, que tradicionalmente inicia o cultivo. Também há áreas plantadas em regiões irrigadas de Goiás e São Paulo. Nos demais estados produtores, o plantio deverá começar em meados de novembro e seguir até fevereiro de 2026.
De acordo com o levantamento, as lavouras apresentam bom desenvolvimento, impulsionado por chuvas frequentes e bem distribuídas. No entanto, as baixas temperaturas em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul retardaram a emergência e o desenvolvimento inicial da cultura, sem impacto no potencial produtivo.
Nesta safra, é esperado um aumento de 6,1% na área cultivada de milho, resultado da migração de áreas de arroz e feijão para o cereal, diante de melhores perspectivas de rentabilidade. A estimativa aponta para 4.003,4 mil hectares cultivados, com produção projetada em 25.632,4 mil toneladas e produtividade média de 6.403 kg por hectare. A Conab ressalta que esses números ainda são baseados em modelos estatísticos.