Novos cultivos ganham força no campo
A genética desenvolvida pela companhia permite ciclos mais curtos
A genética desenvolvida pela companhia permite ciclos mais curtos - Foto: USDA
A adoção de novos cultivos tem ganhado espaço entre produtores que buscam ampliar a rentabilidade e reduzir riscos diante da instabilidade climática. sorgo, canola, girassol e milho se destacam pela adaptação ao clima tropical e pelo interesse crescente da indústria, impulsionado especialmente pelos biocombustíveis. Nesse cenário, uma empresa global de melhoramento genético avança em uma estratégia que prioriza culturas nas quais possui desenvolvimento próprio e reconhecimento internacional.
O projeto, iniciado em 2022 e conduzido sob a liderança de Marcio Boralli, da Advanta Seeds, foca em inovação e adaptação às mudanças climáticas. O sorgo é o principal eixo, marcado pela resiliência ao estresse hídrico e pela demanda das indústrias. A genética desenvolvida pela companhia permite ciclos mais curtos e produtividades elevadas, ampliando janelas de cultivo e áreas de expansão. A abertura de mercado externo e o uso crescente da cultura em projetos de etanol fortalecem a liquidez e a previsibilidade ao produtor.
“A nova estratégia da companhia aqui no Brasil, está sendo focada em cultivos que temos diferencial competitivo, com genética própria e fortalecendo o que sabemos fazer de melhor, que é melhoramento genético”, disse o executivo.
A empresa também investe na expansão da canola, com produção nacional de sementes e projetos de tropicalização em parceria com a Embrapa, além de perspectivas de avanço na América do Sul. No girassol, vê potencial expressivo no Cerrado, impulsionado pela adaptação da cultura e pelas discussões sobre uso em biocombustíveis. Após dez anos de desenvolvimento, lança ainda híbridos próprios de milho, iniciando nova etapa de atuação no país.
“O agricultor aprendeu a produzir bem e nós temos genética muito boa e adaptada. Vai ser a primeira vez que os produtores brasileiros vão poder testar a genética da Advanta para a cultura do milho. Estamos prontos para concorrer com os principais players do mercado, pois acreditamos no crescimento sustentável”, finaliza o CEO.