Europa: culturas de inverno recebem suporte de chuvas
Frentes frias marcam semana na Europa Central

O Weekly Weather and Crop Bulletin, divulgado nesta terça-feira (23) pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), informou que chuvas generalizadas adicionais mantiveram ou melhoraram o suprimento de umidade para as culturas de inverno em grande parte da Europa Central e do Norte, enquanto o tempo seco prevaleceu na Bacia do Mediterrâneo.
Segundo o boletim, duas frentes frias marcaram o fim da semana, com “chuvas generalizadas e tempestades observadas da Inglaterra e França em direção ao leste, na Polônia e nos Estados Bálticos”. A precipitação semanal totalizou de 10 a 50 milímetros em muitas das principais áreas de cultivo do continente, com valores localmente superiores a 100 milímetros nas porções ocidentais da Inglaterra e da Noruega.
Ainda conforme o USDA, no sul da Europa o “tempo predominantemente seco favoreceu a colheita das culturas de verão e a semeadura das culturas de inverno, mas manteve as preocupações com a seca na Grécia e no baixo vale do rio Danúbio”.
O boletim acrescentou que, mais a oeste, “o céu ensolarado na Espanha foi acompanhado por um calor escaldante no final da estação, com máximas diurnas atingindo mais de 30 graus Celsius nas porções central e sul do país; de fato, as temperaturas durante a terceira semana de setembro foram as mais altas já registradas para esta época do ano — de longe — na Andaluzia e em Castela-La Mancha”.