Safras argentinas: milho e girassol em crescimento
O plantio de girassol também registrou avanços

Segundo dados da Bolsa de Cereais de Buenos Aires (BCBA), o plantio de milho para grão na Argentina avançou de forma satisfatória, registrando um progresso intersemanal de 6,1 pontos percentuais e atingindo 12,3% da área estimada para esta safra. Em números absolutos, já foram semeadas cerca de 1 milhão de hectares, frente a 700 mil hectares no mesmo período do ano passado.
Enquanto as províncias de Córdoba, Santa Fe e Entre Ríos apresentam avanços em relação ao ano anterior, a região de Buenos Aires ainda enfrenta excesso de chuvas, atrasando o plantio e levando a ajustes para semeaduras mais tardias no centro e oeste da província.
O plantio de girassol também registrou avanços, com 5,4 pontos percentuais em relação à semana anterior, alcançando 31% dos 2,6 milhões de hectares projetados para o ciclo atual. Em comparação ao ciclo anterior, o avanço é de 22 pontos percentuais e, em relação à média do último quinquênio, 12,9 pontos.
As chuvas recentes permitiram concluir o plantio no nordeste da região NEA e retomar trabalhos no Centro-Norte de Santa Fe. No entanto, precipitações no sul da região agrícola atrasam o início do plantio. Atualmente, 82,1% da área de girassol apresenta condição hídrica adequada ou ótima, e 100% do cultivo está em estado normal a excelente.
Quanto ao trigo, 70,9% das 6,7 milhões de hectares estimadas já se encontram desde o estágio de encanamento em diante. As chuvas frequentes mantêm 81,7% da área com condição hídrica adequada ou ótima, especialmente no centro e norte, favorecendo a elevação das expectativas de rendimento acima da média histórica. Apesar do surgimento de novos focos de doenças fúngicas, 96,9% do cereal apresenta condição de cultivo normal a excelente. No entanto, os excessos hídricos no oeste e centro de Buenos Aires podem dificultar a refertilização e a aplicação de fungicidas, impactando a sanidade do trigo.