Victam LatAm 2025 dobra público e expositores
Feira reuniu mais de 6 mil visitantes

Com o dobro de expositores em relação a 2023 e 20 mil m² de exposição, a VICTAM LatAm atraiu mais de 300 empresas de 20 países e um público de mais de 6 mil visitantes no Expo Center Norte, em São Paulo, entre 16 e 18 de setembro. O evento se consolidou como o maior ponto de encontro da América Latina para inovação, tecnologia e negócios para às indústrias de nutrição animal e processamento de grãos.
“Essa expansão comprova como o Brasil é estratégico para o setor. Em apenas duas edições, a feira se consolidou como principal ponto de encontro da nutrição animal da América Latina”, afirmou Sebas van den Ende, diretor-geral da VICTAM Corporation.
Organizada pela holandesa VICTAM Corporation em parceria com a Interlink Exhibitions, a mostra conectou fornecedores, produtores, pesquisadores e profissionais do setor, promovendo negócios globais e troca de conhecimento. “São Paulo se consolidou como centro estratégico da nutrição animal na América Latina. Mais de 100 horas de debates entre academia, institutos, governo e indústria proporcionaram trocas de conhecimento. Recebemos profissionais de grandes indústrias, empresas e cooperativas como BRF, JBS, Bunge, Cooperval, Oi Frango e Vibra Food, o que confirma a relevância da feira como espaço de negócios e networking qualificado. O resultado confirmou a importância do evento, que retorna em em 2027 com mais expositores, visitantes e conferências”, reforçou Cassiano Facchinetti, diretor geral da Interlink Exhibitions.
Nesta edição, entre as novidades, destacaram-se a estreia do pavilhão da Feed Formulation Latin America, dedicado exclusivamente à formulação de rações e aditivos e o pavilhão holandês de nutrição animal, apoiado pelo governo dos Países Baixos. A programação paralela também incluiu a conferência internacional Feed Formulation Latin America, que reuniu especialistas e empresas para debater o mercado, inovações em ingredientes, aditivos e tecnologias de formulação.
Para 2027, a expectativa é manter o ritmo de crescimento, com projeção superior a 50% do volume de negócios e a criação do novo pavilhão Animal Farm Equipment Zone, voltado a equipamentos e soluções para manejo e produção animal dentro das fazendas, como sistemas de ordenha, climatização, bem-estar e automação.
Setor reforça integração entre ciência e indústria
O setor de alimentação animal brasileiro segue aquecido, registrando alta de 2% no primeiro semestre e atingindo 43,5 milhões de toneladas de rações e concentrados produzidos, segundo Sindirações. “Com isso, a VICTAM LatAm permitiu a troca de experiências e abriu oportunidades comerciais entre Brasil e União Europeia”, disse o CEO da Sindirações, Ariovaldo Zani. Com foco na produção e saúde animal, a Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ) também destacou a relevância do evento. “Eventos como este fortalecem a conexão entre ciência, indústria e produtores”, afirmou a vice-presidente da SBZ, Marina Danes.
Presente no encontro, a chefe adjunta de pesquisa e desenvolvimento da Embrapa Soja, Roberta Aparecida Carnevalli Monteiro, destacou a importância do espaço para aproximar os diferentes elos da cadeia. “Foi uma importante oportunidade de alinhamento entre setor produtivo, mercado, indústria e pesquisa. A Embrapa trouxe uma programação com temas como certificação de grãos de baixo carbono, estratégias para reduzir emissões de metano e nutrição de precisão, mostrando como a pesquisa pode apoiar a indústria de rações diante dos desafios climáticos e da necessidade de sustentabilidade”, comentou.
Empresas reforçam presença e negócios na América Latina
O encontro reuniu empresas locais e multinacionais de diversos países, apresentando equipamentos, tecnologias de automação e insumos voltados à nutrição de pets e rações aquáticas, segmento em expansão, que representou mais de 50% dos expositores nesta edição. A presença de profissionais de grandes indústrias reforçou a diversidade do público e a conexão entre diferentes elos da cadeia.
Para Rodolfo Cibotto, coordenador de produção da Vibra Foods, uma das principais empresas brasileiras de avicultura e exportação de carne de frango, que mantém fábricas de ração próprias para abastecer sua produção, a VICTAM, se destacou pela organização, diversidade de expositores e pela oportunidade de conhecer de perto as inovações tecnológicas voltadas para a indústria de nutrição animal. “O ambiente de networking possibilitou a construção de novas parcerias e a abertura de oportunidades de negócios”, destacou.
Na avaliação de Diego Crivelli, gerente de qualidade da Comgroup Agroindustrial, empresa dedicada à comercialização de cereais e à industrialização de soja para farelos e óleos vegetais, o saldo também foi positivo. “Trouxemos muitos contatos práticos, inclusive com fornecedores-chave para melhoria de nossos processos, além de todo o conhecimento técnico adquirido nos seminários que será aplicado para melhoria contínua de nossas operações”, afirmou.
E, pelos estandes, o ambiente de negócios favoreceu a conclusão de projetos. A ANDRITZ Feed & Biofuel, multinacional de engenharia, fechou dois contratos estratégicos com clientes da região durante o evento para o fornecimento de projetos e soluções em automação e digitalização na indústria de nutrição animal. “Fechamos negócios e tivemos a oportunidade de desenvolver novos projetos, realizar reuniões e conversas importantes com clientes, e isso nos permitiu avançar em negociações estratégicas. A feira foi uma excelente oportunidade para fortalecer relacionamentos e expandir nossas soluções no mercado latino-americano”, salientou Fernando Jaboinski, gerente de desenvolvimento de negócios Latam da Andritz.
A GSI, líder global em soluções para armazenagem de grãos, também marcou presença na Victam LatAm 2025 para apresentar suas tecnologias e reforçar a conexão com o setor. “A mostra foi uma oportunidade estratégica para estreitar relacionamento com clientes e parceiros, além de consolidar nossa presença no mercado e fortalecer o posicionamento da GSI”, frisou Francieli Diana, do Marketing da GSI.
O assessor agrícola do Consulado Geral da Holanda, Alf de Wit, que acompanhou a comitiva de empresas dos Países Baixos, comentou que a feira mostrou o peso dos dois países na cadeia global. “De um lado, temos o Brasil, terceiro maior mercado de nutrição animal do mundo. De outro, a Holanda, que há décadas desenvolve tecnologias para esse setor. Foi interessante ver o esforço de cada empresa em melhorar a sustentabilidade da cadeia e uma oportunidade rica para as companhias holandesas contribuírem com o setor no Brasil”, afirmou.
A OrangeMills, sediada em Boxmeer, sul da Holanda, também marcou presença. A companhia, especializada em nutrição animal, apresentou sua linha de produtos de concentrados proteicos, aditivos e rações para diferentes fases da vida dos animais. Partner da Orange Mills, Jeroen Simons, resumiu o clima da mostra. “Estabelecemos conversas promissoras com parceiros de toda a América Latina. A interação com empresas holandesas reforçou a relevância da feira para negócios e networking. Ficamos extremamente satisfeitos com a receptividade e as oportunidades proporcionadas”, salientou.
Conferência Internacional RTRS 2025
Realizada em paralelo a VICTAM Latam, a edição de 2025 da Conferência Internacional RTRS reuniu mais de 180 profissionais ligados à cadeia da soja sustentável em debates sobre rastreabilidade, conformidade legal e os desafios impostos por novas regulamentações internacionais. A saída da Moratória da Soja foi tratada como uma oportunidade para fortalecer mecanismos sólidos de certificação, como os promovidos pela RTRS. “A Conferência reuniu representantes de toda a cadeia produtiva para discutir, com profundidade, temas críticos para o presente e o futuro da soja responsável. Falamos sobre rastreabilidade, certificação, governança e inovação digital. Mas, acima de tudo, reafirmamos o valor do diálogo e do compromisso coletivo. Agradecemos o apoio e a parceria da VICTAM Latam na realização de mais uma edição do nosso evento”, destacou o vice-presidente da RTRS, Juan Carlos Cotella.
VICTAM: referência global em nutrição animal e processamento de grãos
Criada há mais de 60 anos na Holanda, a VICTAM tornou-se referência mundial em nutrição animal e processamento de grãos. Itinerante, ocorre a cada dois anos em quatro continentes – Europa, Ásia, África e América Latina. O calendário internacional segue movimentado: em 2026, a feira será realizada em Bangkok (Tailândia), de 10 a 12 de março, e em Utrecht (Holanda), de 2 a 4 de junho. Em 2027, o evento retorna ao Brasil, entre 14 e 16 de setembro, reafirmando São Paulo como polo estratégico da nutrição animal na América Latina.