Custos do frango caem e do suíno sobem em outubro
Suínos sobem 1,09% e frangos caem 1,71% no mês
Foto: Pixabay
Os custos de produção de suínos e frangos de corte apresentaram comportamentos distintos em outubro, segundo levantamento da Embrapa Suínos e Aves por meio da Central de Inteligência de Aves e Suínos (CIAS).
De acordo com o relatório, em Santa Catarina o custo de produção do quilo do suíno vivo alcançou R$ 6,35, o que representa “alta de 1,09% em relação ao mês anterior”. O ICPSuíno chegou a 363,01 pontos e, no acumulado de 2025, registra aumento de 2,23%. Em 12 meses, a variação é de 2,03%. A ração, que representa 70,72% do custo total na modalidade de ciclo completo, teve aumento de 1,28% no mês.
Já no Paraná, o custo de produção do frango de corte recuou em outubro. O relatório informa que o valor passou para R$ 4,55, com “baixa de 1,71% frente a setembro”, enquanto o ICPFrango atingiu 352,48 pontos. No acumulado do ano, a variação é negativa, de -4,90%, e em 12 meses a queda é de -2,74%. A ração, responsável por 63,10% dos custos totais, teve redução de 3,01%.
Os dois estados são referências nos cálculos dos Índices de Custo de Produção (ICPs) da CIAS por serem os maiores produtores nacionais de suínos e frangos de corte. A CIAS também disponibiliza estimativas de custos para Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e Rio Grande do Sul, com o objetivo de fornecer subsídios técnicos e econômicos para a gestão dos sistemas produtivos.