Armazenagem cresce 22% em dez anos em Goiás
Goiás amplia capacidade de armazenagem de grãos

De acordo com informações divulgadas pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Goiás, o crescimento da produção de grãos no estado elevou a demanda por armazenagem. “Segundo análise da Inteligência de Mercado Agropecuário da Secretaria, com base em dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Goiás alcançou em 2025 uma capacidade estática de 17,5 milhões de toneladas em 695 unidades, o que garante a quarta posição no ranking brasileiro”, informou a pasta.
Nos últimos dez anos, a capacidade de armazenagem do estado passou de 14,3 milhões para 17,5 milhões de toneladas, crescimento de 22,2%. “O resultado, no entanto, ainda é insuficiente frente ao aumento da produção de grãos, que mais que dobrou no período, passando de 17,5 milhões de toneladas na safra 2015/16 para 36,9 milhões em 2024/25 — alta de 110,7%”, destaca o levantamento.
A Secretaria ressaltou que a gestão da armazenagem na propriedade, embora estratégica, apresenta desafios. “Entre eles estão o custo de implantação e manutenção, a demanda por profissionais qualificados para operação, o controle de perdas, o manejo da umidade, de pragas e insetos, além da necessidade de manter a qualidade do produto”, pontua a análise.
Esses fatores, segundo a Seapa, reforçam a importância de políticas e instrumentos de incentivo para os produtores rurais. “Linhas de crédito como as do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO) têm papel central para expansão e modernização da infraestrutura. Em 2025, o FCO Rural instituiu uma linha específica para a armazenagem, reconhecendo sua relevância como prioridade setorial”, concluiu o boletim.