CI

Condições do milho pioram com geadas no Paraná

Entidade alerta para impacto climático na colheita



Foto: Canva

A colheita da segunda safra de milho 2024/25 no Paraná atingiu 29% da área estimada, segundo o Boletim de Conjuntura Agropecuária divulgado nesta quinta-feira (17) pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab). O percentual representa um avanço em relação à média das últimas cinco safras, que era de cerca de 20% para o mesmo período.

No entanto, o Deral aponta uma piora nas condições das lavouras ainda em campo. “Na semana anterior, 68% das áreas estavam classificadas como em boas condições; nesta semana, esse número caiu para 64%”, informa o boletim. As lavouras em condição mediana subiram de 18% para 20%, enquanto aquelas em situação ruim passaram de 14% para 15%.

A piora nas condições das lavouras é atribuída às geadas registradas no final de junho, que afetaram parte das regiões produtoras. “A expectativa agora se volta para a avaliação mais precisa dos impactos sobre a produtividade nas próximas semanas”, diz o Deral.

Já em relação à primeira safra de milho, os dados indicam que 97,2% da área cultivada foi colhida até o início de julho. A redução das chuvas favoreceu os trabalhos de colheita na maioria das regiões, com exceção do Rio Grande do Sul. No estado, o excesso de precipitações continua dificultando a conclusão da colheita e comprometendo a qualidade dos grãos.

As áreas remanescentes da primeira safra estão concentradas nos estados do Piauí e Maranhão. Este último apresenta a maior parcela a ser colhida, com 20% da área, devido ao calendário de plantio mais prolongado.

De acordo com dados do último Boletim da Safra de Grãos publicado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o clima foi favorável ao encerramento da segunda safra do milho na maior parte das regiões produtoras do Paraná. No entanto, a ocorrência de geadas no final de junho pode ter causado danos, principalmente nas lavouras tardias em fase reprodutiva. “Ainda é cedo para determinar a abrangência e a intensidade dos possíveis prejuízos”, apontou o relatório. Apesar disso, a produtividade estimada foi mantida no levantamento mais recente.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.