Evento debate ESG na cadeia de milho e sorgo
Evento aborda o impacto do ESG e sustentabilidade nas cadeias de milho e sorgo

A Embrapa Milho e Sorgo, em parceria com a Laborsan Agro, realiza o primeiro Encontro Regional sobre ESG e Sustentabilidade na Cadeia Produtiva de Milho & Sorgo, no próximo dia 25 de novembro, com vagas limitadas. O evento reunirá especialistas, pesquisadores, empresas e lideranças do setor agropecuário e da indústria para debater os desafios e as oportunidades da sustentabilidade, trazendo uma visão atualizada sobre o papel do ESG na transformação das organizações e no fortalecimento da cadeia produtiva.
ESG, sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança (Environmental, Social and Governance), descreve um conjunto de práticas e políticas que as empresas devem adotar para se tornarem mais sustentáveis e responsáveis. Os pilares do ESG buscam o equilíbrio entre esses três aspectos, avaliando o impacto de uma empresa no meio ambiente, seu relacionamento com funcionários e comunidades e a qualidade de sua gestão e transparência.
Por que o ESG é importante?
Segundo o pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo Décio Karam, coordenador do evento, o Encontro Regional sobre ESG e Sustentabilidade na Cadeia Produtiva de Milho & Sorgo abordará, como temas principais, as conexões entre ambientes urbanos e rurais; o reuso e a logística reversa; os desafios regionais da produção sustentável; saúde, bem-estar e governança ética; fome zero e segurança alimentar; a importância e os critérios do ESG nas organizações; como o ESG pode integrar a estratégia de empresas no agro; agricultura sustentável e carbono zero; e inovação e tecnologia para o setor agrícola.
“Esse conjunto de práticas e políticas atrai investimentos, já que investidores e o mercado financeiro têm considerado cada vez mais os critérios ESG na análise de riscos e nas decisões de investimento, pressionando as empresas a adotarem práticas sustentáveis. Aderir aos padrões ESG amplia a competitividade de uma empresa, pois aumenta sua reputação, melhora a eficiência dos processos e a torna mais resiliente às incertezas”, explica. Ainda segundo ele, empresas com práticas ESG contribuem para um mundo mais justo e responsável, gerando um impacto positivo na qualidade de vida das pessoas e no meio ambiente.
As inscrições para o evento são gratuitas e direcionadas, e deverão ser realizadas exclusivamente via internet. Após o cadastro no site, você receberá uma confirmação mediante disponibilidade de vagas. Abaixo, conheça a programação preliminar.
Encontro Regional sobre ESG e Sustentabilidade na Cadeia Produtiva de Milho & Sorgo
Data: 25 de novembro de 2025 (terça-feira)
Local: Embrapa Milho e Sorgo | Sete Lagoas-MG
Site: www.esgsetelagoas.com.br/site/
Inscrições: As pré-inscrições deverão ser realizadas exclusivamente via internet.
Prazo final: 15 de novembro de 2025
A inscrição é gratuita, obrigatória, pessoal e intransferível.
Após o cadastro, você receberá uma confirmação mediante disponibilidade de vagas.
Dúvidas? Contatos pelo e-mail: [email protected]
Programação preliminar
7h30 – Credenciamento
8h – Abertura institucional
Boas-vindas com representantes da Prefeitura de Sete Lagoas, Embrapa e Laborsan Agro
08h20 – Palestra: A importância e os critérios do ESG nas organizações
9h – Painel: Agricultura sustentável e carbono zero
10h20 – Palestra: Como o ESG pode integrar a estratégia de empresas no agro
12h20 – Intervalo para almoço
13h30 – Painel: Fome zero e segurança alimentar
14h30 – Painel: Saúde, bem-estar e governança ética
15h30 – Painel: Desafios regionais da produção sustentável
16h30 – Coffee break
16h45 – Painel: Reuso e logística reversa
17h45 – Painel: ESG: Conexões entre ambientes urbanos e rurais
19h15 – Encerramento oficial