CI

Agricultores familiares de Ubiratã visitam a Expo-Umuarama 2017

Houve casos de produtores que colheram até 215 sacas. No arenito, a média é de 130 sacas por alqueire


O Instituto Emater dá assistência a 200 famílias de agricultores de Ubiratã, por meio do trabalho da Chamada Publica de Sustentabilidade, co0m recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). No dia 16 deste mês 38 desses agricultores assistidos participaram de uma excursão técnica à Expo-Umuarama 2017. O principal interesse da visita foi conhecer a produção de maracujá, de bicho da seda e hidroponia entre outros assuntos.

Durante a visita os agricultores assistiram a uma palestra sobre as experiências com as culturas de soja e milho em sistemas integrados de produção no arenito paranaense. Alvadi Balbinot Jr, da Embrapa Soja, falou sobre o tema. Erick Zobiolli, da Cocamar, relatou casos de sucesso na região e abordou os desafios dos produtores nesse tipo de produção, falando dos fatores limitantes, como o clima. O representante da cooperativa também falou aos agricultores sobre as vantagens do consorcio lavoura/pecuária,
 
“Para os agricultores foi importante conhecer outra realidade de manejo, outro regime de chuvas e temperaturas, que é o fator limitante nesse tipo de produção. Para quem está acostumado com o solo pesado e argiloso de nossa região, ouvir os números da produtividade da região do arenito, faz com que os agricultores pensem no quanto eles estão bem na produção, por estarem numa região em que o clima favorece as culturas, o solo suporta bem as correções e adubações, além de reter muito bem a água”, explicou Hemerson Alves, da Emater de Ubiratã, que acompanha os agricultores. Segundo ele, na safra 2016/2017 a produtividade média das lavouras de soja de Ubiratã chegou a 165 sacas por alqueire. Mas houve casos de produtores que colheram até 215 sacas. No arenito, a média é de 130 sacas por alqueire.

A visita à Expo-Umuarama faz parte do processo de formação dos produtores que participam da Chamada Pública. Na próxima quinta-feira,dia 23, o grupo participa de uma reunião prática sobre tecnologia de aplicação de defensivos, na comunidade São João. O tema principal será a regulagem dos pulverizadores e o monitoramento da lavoura para saber o momento exato de fazer a aplicação do defensivo, evitando desperdício e visando a máxima eficácia do produto.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.