CI

Secretário de agricultura faz reunião com produtores rurais

Não utilizamos agrotóxicos e nem produtos químicos, assim, os alimentos têm mais sabor, durabilidade e qualidade nutricional


A Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca realizou, ontem, reunião com produtores de alimentos orgânicos de Itaboraí na sede da secretaria, em Venda das Pedras. Segundo o secretário da pasta, Renato Machado, o objetivo foi conhecer os agricultores, traçar metas de incentivo ao cultivo e venda dos alimentos orgânicos, além de incentivá-los a se organizarem e se formalizarem por meio de associação ou cooperativa. Futuramente, eles podem implantar uma feira no município.

“Neste primeiro momento, eles devem se organizar, pois com a cooperativa ou associação fica mais fácil a venda dos alimentos. Eles também poderão obter o certificado do Sistema Participativo de Garantia (SPG), que atesta que os alimentos são verdadeiramente orgânicos. No próximo encontro, sugeri que tragam um relatório com os alimentos orgânicos que produzem, a quantidade, a área do local de plantação e sugestões de locais, dias e horários para a implantação da feira. Esta nova gestão, a pedido do prefeito Dr. Sadinoel Souza fará o possível para ajudá-los e gerar emprego e renda para a cidade”, disse Renato.

O produtor rural Douglas da Silva, de 34 anos, trabalha com o plantio de laranja, coco, aipim, batata doce, quiabo, manga e outros alimentos e já vende em feiras de produtos orgânicos em bairros do Rio de Janeiro. O produtor tem o certificado do SPG e também é inscrito na Associação de Agricultores Biológicos (Abio) do Estado do Rio de Janeiro, necessários para participar da feira. “Eu trabalho com toda minha família no sítio e, atualmente, vendemos nossos alimentos em 12 feiras de produtos orgânicos. Espero ajuda e apoio da Prefeitura de Itaboraí para também vendermos nossos alimentos aqui”, disse Douglas.

Já o agrônomo Leonardo Milhem viu sua vida mudar, há três anos, quando ficou desempregado e não teve condições de manter sua família na cidade do Rio de Janeiro. Ele, a esposa e a filha passaram a morar no sítio do falecido pai, em São Joaquim, e passou a cultivar e vender hortaliças.

“Meu maior sonho é vender este sítio e comprar outro maior para aumentar minha produção. Para isso, vou me formalizar, atendendo às regras do produtor de alimentos orgânicos. Atualmente, faço cestas com os meus produtos e entrego todas sextas-feiras em alguns bairros do Rio de Janeiro para amigos e conhecidos, além de vender para pessoas que batem na minha porta. É um preço mais caro do que os alimentos convencionais porque são produzidos em menor escala e de forma artesanal. Não utilizamos agrotóxicos e nem produtos químicos, assim, os alimentos têm mais sabor, durabilidade e qualidade nutricional”, falou Leonardo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.