CI

Município investe em cultivo protegido de tomate

Técnica permite ter certo controle sobre variações climáticas de temperatura, umidade do ar, radiação solar e vento


Foto: Divulgação

Texto: Correspondente Iara Siqueira 

Alguma vez na vida, você já ouviu falar de Paty do Alferes, Calma! O nome é dado a cidade no interior do Rio de Janeiro. Além do nome diferente, o munícipio gera mais de R$ 35 milhões com o cultivo protegido, R$ 27 milhões só tomate. Essa técnica permite ter certo controle sobre variações climáticas de temperatura, umidade do ar, radiação solar e vento. 

Por lá, o tomate tem até festa, a cidade é conhecida como terra do tomate, por muito tempo Paty dos Aperes foi a maior produtora do vegetal no estado do Rio de Janeiro e a 3ª maior do Brasil. O cultivo protegido realizado em estudas, tem se destacado no município. De acordo com a prefeitura, o tomate emprega mais de 600 trabalhadores. 

As cultivares plantadas são o italiano e grape, nesse modelo de produção é utilizado menos água, já que a irrigação é feita por gotejamento. O engenheiro agrônomo da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) Rio, Renato Farnezi, afirma que o produto é mais sustentável e tem mais sabor. Os tomaticultores recebem visitas técnicas, por meio da secretaria de agricultura, com orientações sobre manejo e dicas de plantio. 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.